Cultura de Minas
Por: Lallya • 14/11/2015 • Relatório de pesquisa • 551 Palavras (3 Páginas) • 164 Visualizações
Fabriciano Cultural
Incrustada na Região Metropolitana do Vale do Aço, a cidade de Coronel Fabriciano participa ativamente na construção da cultura regional.
Coronel Fabriciano é, como muitas cidades do interior, uma cidade com a tradicional cultura mineira.[pic 1]
Apesar de alguns problemas, como a falta de repasse da Lei Rouanet, lei federal de incentivo a cultura, a prefeitura e a secretaria de cultura procuram apresentar alternativas culturais interessantes para a sua população como convênios com grupos de artes cênicas, apresentações de grupos de danças, e o tradicional desfile de 7 de setembro, um dos poucos que ainda acontecem no Brasil.
Entre as várias tradições culturais, temos as marujadas, o artesanato e celebrações religiosas como as festas de São Sebastião, da Semana Santa e de Corpus Christi que se fazem presentes no município, bem como os monumentos de valor histórico e patrimonial: a Igreja Matriz de São Sebastião, uma das primeiras igrejas da cidade, o Colégio Angélica, fundado em 1950 e cuja fachada preserva sua arquitetura original, [pic 2]
[pic 3]
e o Monumento Terra Mãe, marco zero fabricianense. Situado no Trevo Pastor Pimentel, foi construído em pó de granito e inox pela escultora Wilma Noel. Retrata uma figura feminina, de corpo desnudo e simulado, com um arco que se sobressai acima da cabeça da estátua indicando triunfo.
[pic 4]
Na Serra dos Cocais estão concentrados diversos atrativos naturais, a exemplo de cachoeiras, trilhas e montanhas, que propiciam desde a simples visitação até a prática de esportes radicais, como mountain bike, escaladas, trekking, saltos de paraquedas e trilhas 4x4.
A Serra dos Cocais faz parte do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas Gerais, que foi criado em julho de 2001 e reestruturado pela Secretaria de Estado de Turismo em dezembro de 2009 com o objetivo de estimular o turismo ecológico e cultural na região do Vale do Aço e colar metropolitano.
Uma de suas principais manifestações culturais é a Marujada dos Cocais, um tradicional grupo de marujada que canta marchas em homenagem a Nossa Senhora do Rosário; no aniversário de Coronel Fabriciano (20 de janeiro) e em festejos da comunidade Santa Vitória dos Cocais, onde está a sede do grupo. O artesanato dos povoados também é bastante representativo, sendo usados materiais oriundos das florestas e comercializado em feiras populares.[pic 5]
As várias cachoeiras e mirantes também são frequentemente visitados por turistas.
Para satisfazer outras curiosidades, veja também o “Encontro de Bandas”, que acontece em Coronel Fabriciano, no link abaixo: http://www.diariodoaco.com.br/noticia/83105-4/cultura/encontro-de-bandas-em-coronel-fabriciano
...