DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DOS NÚMEROS
Por: emily.trindade • 1/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.439 Palavras (10 Páginas) • 464 Visualizações
DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DOS NÚMEROS
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Se observarmos o desenvolvimento das diferentes civilizações iremos perceber que elas possuem distintos tipos de linguagem escrita. O mesmo fenômeno pode ser percebido quanto às formas de representar quantidades. Assim, responda a que se deve a necessidade do homem desenvolver a matemática e o que podemos entender por Sistema Numérico, citando exemplos de sistemas que foram desenvolvidos por duas civilizações diferentes.
São regras e símbolos que usamos para representar os números, algumas civilizações antigas como os babilônicos, egípcios, romanos, gregos e chineses e também os maias são alguns exemplos de criadores de sistemas numéricos.
2. Alguns autores argumentam que o ensino da matemática deve levar a criança a perceber que os conceitos estudados por ela na escola foram desenvolvidos pelos vários povos no decorrer da história da humanidade, como por exemplo, os sistemas de numeração. É importante que ela perceba que não existe apenas a nossa forma de registrar quantidades. Retomando as leituras do fascículo e suas pesquisas sobre o assunto, responda quais as principais características que fundamentam os sistemas de numeração: Egípcio e Maia? E quais símbolos eram usados com seus respectivos valores para representar quantidades.
O sistema numérico egípcio foi um dos primeiros que se tem conhecimento, e ficaram também conhecidos com hieróglifos e foram criados a aproximadamente 5 mil anos a.C. Consiste na ideia de trocas de agrupamentos de dez em dez, a sua base é decimal, sendo assim sua base é 10, porém na época era representado por símbolos.
O sistema numérico Maia, sua base era 20, o 0 seria a grande surpresa desse sistema de numeração, onde ele facilitava as operações matemáticas, esse sistema era posicional por que para os números maias era importante a ordem como os símbolos apareciam, sendo na vertical e de cima para baixo.
3. O que podemos relatar sobre o Sistema de Numeração Romano, no tocante às principais características? Responda, apresentando os símbolos utilizados para representar quantidades, com seus respectivos valores.
4. Ainda considerando as regras do Sistema Egípcio, vemos que a quantidade 23 pode ser representada de diversas formas que o valor não é alterado, exemplo: III ou III, ou ainda III , não importando a ordem dos símbolos. Na numeração romana podemos proceder da mesma forma, quanto ao registro da quantidade 23? Argumente com base nos fundamentos dos sistemas de numeração citados.
5. Qual é à base do Sistema de Numeração Maia? Esse sistema é posicional? Justifique sua resposta.
6. Observe os valores representados pelos símbolos do Sistema de Numeração Maia. Eles são diferentes? Justifique sua resposta.
6. Represente os números abaixo em cada um dos sistemas de numeração sugeridos:
Egípcio Romano Maia
14
39
90
149
294
Questões para saber mais e para os exames
Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.
1. O rio Nilo tem 6741 km de extensão. Represente esse numeral no sistema egípcio de antigamente.
2. A pirâmide de Quéops, construída no Egito, tem metros de altura.
E na sua construção foram utilizados blocos de pedra. Escreva a altura e o número de blocos utilizados, de acordo com o nosso sistema de numeração.
3. Por volta do ano a.C., Aahmesu, um escriba egípcio, que significa “Filho da Lua”, escreveu o Papiro Ahmes com aproximadamente |||||| metros de comprimento por centímetros de largura, que está guardado em Londres, no Museu Britânico. Escreva esses numerais no nosso sistema de numeração.
4. Complete o quadro a seguir com os algarismos romanos:
39 XXXIX 46 477 2953
99 XCIX 88 622 1791
74 236 865 1578
UNIDADE 2
A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO PELA CRIANÇA
Questões obrigatórias para o dossiê
1. As leituras da segunda unidade do Módulo de Matemática Básica e Metodologia I conduzem à compreensão de que a percepção numérica não é privilégio apenas do homem, mas também de algumas espécies animais. Sobre esse assunto, explique e exemplifique o que é Senso Numérico.
2. Diferente do Senso Numérico, a capacidade natural de contar diz respeito a um fenômeno mental muito mais complexo, sendo uma habilidade exclusiva do ser humano. Explique o que se entende por contagem (quando falamos em contar objetos de uma coleção).
3. O Conjunto dos Números Naturais possui dois aspectos distintos que precisam ser conhecidos pelo professor para que o mesmo possa auxiliar seu aluno na construção do conceito de número. Quais são esses aspectos? Responda e exemplifique como utilizá-los em duas situações do cotidiano.
4. A maioria das pessoas, ao ouvirem as crianças com pouca idade recitando a sequência de números de 1 a 20, por exemplo, pensa que elas já sabem contar. Você concorda com esta ideia? Justifique sua resposta, com base em suas pesquisas e no material de estudos do módulo.
5. Várias estruturas mentais precisam ser desenvolvidas para que as crianças compreendam o conceito de número. Essa construção é um processo complexo, que exige do professor o conhecimento de alguns
...