Dança Materna: Benefícios e contribuições no processo de desenvolvimento de gestantes e bebês
Por: Di Pena • 23/6/2017 • Artigo • 5.281 Palavras (22 Páginas) • 302 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Larissa Priscila da Costa Ferreira
Trabalho de Conclusão de Estágio
Dança Materna: Benefícios e contribuições no processo de desenvolvimento de gestantes e bebês.
Belém
2014
Larissa Priscila da Costa Ferreira
Trabalho de Conclusão de Estágio
Dança Materna: Benefícios e contribuições no processo de desenvolvimento de gestantes e bebês.
Trabalho de Conclusão de Estágio, a ser apresentado como conclusão do Programa Novos Talento da Cia Athletica Belém, coordenado pela Profª. Ana de Sá.
Orientadora: Profª Nely Lopes.
Belém
2014
Agradecimentos
Agradeço de todo coração a Deus por conceder-me saúde, força e alegria a cada dia, sem ele eu seria incapaz de fazer qualquer coisa.
A minha família que foi compreensível e amável durante todo tempo que eu destinava para escrever e fazer as pesquisas.
Meu singelo agradecimento a minha orientadora, Nely Lopes que foi incansável em me auxiliar da melhor forma possível, agradeço pela enorme generosidade e carinho.
A Cia Athletica, dizer um obrigada acredito que é pouco, pois essa empresa tem me proporcionado conhecer pessoas maravilhosas, com as quais tenho aprendido muito, todos os dias aprendo algo diferente que me enriquece.
Agradeço de coração a Ana de Sá, que sempre tem palavras boas e generosas, meu muito obrigada por tanto carinho e compreensão.
A minha turma de Novos Talentos, o que tenho a dizer, é que vocês são as melhores pessoas que já conheci cada um com sua particularidade que me encanta e me proporciona alegria, obrigada por estarem ao meu lado.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.............................................................................................................5
- OBJETIVOS.................................................................................................................8
- . GERAL.................................................................................................................8
- . ESPECÍFICOS.....................................................................................................8
- JUSTIFICATIVA..........................................................................................................9
- PROBLEMA...............................................................................................................11
- REFERENCIAL TEÓRICO........................................................................................12
- METODOLOGIA........................................................................................................17
- ORÇAMENTO............................................................................................................18
- CRONOGRAMA........................................................................................................19
- REFERÊNCIAS........................................................................................................20
- ANEXOS...................................................................................................................22
Dança Materna: Benefícios e contribuições no processo de desenvolvimento de gestantes e bebês.
- INTRODUÇÃO
A Dança Materna é uma atividade inovadora na Cidade de Belém, visto que na maioria das academias de dança e outros locais que ofereçam esta modalidade, as aulas iniciam com crianças a partir de três anos de idade, e geralmente com as danças acadêmicas, como por exemplo, o Ballet Clássico, diferentemente da proposta utilizada pela Dança Materna.
Esta aula propõe iniciar o trabalho com a dança para o Programa Gestante e Baby da Empresa Cia Athletica. “Dançar na gestação e com o bebê nascido, propicia momentos de cumplicidade muito preciosos na construção de um vínculo sadio e contribui para a saúde e o equilíbrio espiritual, emocional e físico da mãe e do bebê” (Tardioli. 2013)
A Dança Materna é uma prática inédita de dança para gestantes e mães com bebês, ela surgiu devido o desejo de dançar da bailarina e professora Tatiana Tardioli durante a gravidez da sua filha há cinco anos atrás.
A aula de Dança Materna consiste em um contato amoroso e próximo entre mãe e bebê, no início da aula as mães realizam uma auto massagem e compartilham experiências relacionadas à maternidade, reforçam o contato afetuoso através da massagem, do olhar e da conversa com o seu bebê. E por fim o auge da aula, em que os dois dançam juntos, as mães formam uma roda, e assim o bebê permanece no aconchego do sling, que é um carregador de pano, usado como uma bolsa, ele envolve e embala a crianças durante a dança. A aula de dança deve ser encarada neste momento como um estímulo para a primeira infância.
“O bebê recebe informação através dos sentidos e comunica de uma forma não-verbal, é o movimento que permite a criança desde pequena a viver. A dança dá primazia ao não-verbal – comunica-se através do corpo, da expressividade do movimento e da afetividade que o corpo transmite” (SILVA, 2010, p.5).
As aulas contam com a participação de gestantes, e mães com bebês de colo, engatinhastes e andantes, cada qual respeitando suas especificidades durante a aula, ou seja, a aula não será a mesma ao respectivo público.
...