Design Industrial
Tese: Design Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 290908 • 2/11/2014 • Tese • 466 Palavras (2 Páginas) • 376 Visualizações
Objetivos do Curso
Desenho Industrial é uma atividade criativa, cujo objetivo é determinar as propriedades formais dos objetos industrialmente produzidos. Por propriedades formais não devemos entender apenas as características exteriores, mas, sobretudo, as relações estruturais e funcionais que fazem de um objeto (ou de um sistema de objetos) uma unidade coerente, tanto do ponto de vista do produtor como do consumidor.
O desenho industrial abrange todos os aspectos do ambiente humano condicionado pela produção industrial.
Com relação ao fabricante, o desenhista industrial confere ao produto características de tecnologia e economia, através do conhecimento fundamental dos processos tecnológicos, das técnicas de desenho e expressão visual e do conseqüente custo financeiro envolvido na produção.
Com relação ao comerciante, o desenhista industrial confere ao produto as características de comercialização e economia, visando à aceitação por parte do público a que é destinado, pela qualidade de produção, pela redução dos custos e conseqüente aumento da lucratividade.
Com relação ao usuário, o desenhista industrial confere ao produto as características de compreensão, de conforto (incluindo as de estética e ergonomia) e de utilidade (cumprimento de funções).
A habilitação oferecida pela UNIP é Projeto de Produto, um curso com 3 anos de duração, no período noturno. As aulas são desenvolvidas em ateliês de desenho, laboratório de maquetaria, laboratório de processo de fabricação, de informática, de fotografia, tendo como suporte o núcleo de apoio.
Atividades Principais
Trabalhar no setor produtivo das indústrias de produtos elétricos e eletrônicos;
utilidades domésticas;
vestuários;
equipamentos para automação;
equipamentos de precisão e medição;
equipamentos médico-hospitalares;
ferramentas;
maquinaria agrícola;
transporte;
telecomunicações;
equipamento urbano;
louças e metais sanitários;
luminárias;
sinalização;
imagem corporativa;
criação de produtos com identidade visual (impressos, embalagens, elementos tipográficos etc.);
desenvolvimento de vinhetas para televisão ou marcas para sinalização;
elaboração de projetos com ênfase em mobiliário e componentes relacionados ao design de interiores;
definição do material e tecnologia a serem usados na fabricação de um produto: utensílios eletrodomésticos, objetos, acessórios etc. de produtos e serviços, efetuando o acompanhamento publicitário e mercadológico.
Mercado de Trabalho
O desenhista pode atuar em
...