TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática ATPS da Disciplina de Arte Criatividade e Recreação

Por:   •  19/8/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.491 Palavras (10 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: PEDAGOGIA

JULCIMARA DE FÁTIMA SCARIOT LAU

MARIA TATIANI RODRIGUES

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

PASSO FUNDO - RS

2015

JULCIMARA DE FÁTIMA SCARIOT LAU

MARIA TATIANI RODRIGUES

ATPS da disciplina de Arte, Criatividade e Recreação

Trabalho desenvolvido para o curso de Pedagogia da disciplina de Arte, Criatividade e Recreação, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na ATPS do 1º bimestre 2015 - 02, sob orientação da Profª – Tutora Presencial Marilaine Silveira.

PASSO FUNDO-RS

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        5

1        Texto narrativo autobiográfico relatando as memórias escolares (práticas artísticas, artesanato, recreação..) que contribuíram no desenvolvimento da  sua criatividade.        5

2.2 Com base nos relatos autobiográficos, qual parecia ser o objetivo das atividades artísticas nos anos iniciais de escolarização? O grupo concorda com esta visão?        6

3 Importância de contemplar as práticas artísticas expressivas e recreativas no espaço escolar.        7

4 Qual é o papel da Arte na Educação contemporânea?        8

5 Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte e no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, quais são as habilidades fundamentais a serem desenvolvidas, com base nas propostas destes documentos, para cada um dos pilares da expressividade artística?        9

6 EXPLORAR DOIS SITES DE MUSEUS OU FUNDAÇÕES DE OBRAS DE ARTE.        11

6.1 Elaborar um texto, de no máximo duas páginas, justificando a importância da apreciação artística e do trabalho com obras de arte para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil.        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13

INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalho é fazer com que seja refletido o papel da arte no desenvolvimento dos alunos na Educação Infantil e Ensino Fundamental em sala de aula e na formação como indivíduos, fazendo com que nós educadores cosigamos observar a importância e a grande contribuição que a arte nos proporciona para nossos alunos façam parte dos processos pedagógicos relativos à criatividade e a recreação.

Conscientizar que o ensino por meio de projetos multidisciplinares consolida a aprendizagem, contribuindo para a formação de hábitos e atitudes e consequentemente para aquisição de princípios e de que trabalhos em grupos produzem e estimulem  a flexibilidade no pensamento da criança.

A arte tem como contribuição na vida da criança, as funções recreativas e atividades levam ao lúdico, respeitando cada etapa e a realidade de cada criança. Cabendo aos professores a tarefa de guiar e dar oportunidades as crianças como mediador no processo aprendizagem no ambiente escola/sociedade.

DESENVOLVIMENTO

  1. Texto narrativo autobiográfico relatando as memórias escolares (práticas artísticas, artesanato, recreação..) que contribuíram no desenvolvimento da  sua criatividade.

Maria Tatiani Rodrigues

Da época em que eu frequentava os anos escolares iniciais, lembro-me especialmente das aulas de Educação Artística. A professora nos dava várias atividades para trabalharmos em sala, desenvolvendo habilidades e aguçando nossa criatividade. Dentre estas atividades, destaco os desenhos que nos eram oferecidos para colorir e, com isso, a professora nos ensinava sobre as cores primarias, secundarias e terciarias. Fazíamos desenhos, pinturas, quadros, trabalhos com purpurina. Esses trabalhos não eram feitos somente em sala de aula, saiamos ao ar livre para observarmos as paisagens e assim termos mais criatividade. Utilizávamos também material reciclado, sucatas em geral, para fazermos alguns brinquedos e, também, temas folclóricos, os quais eram expostos na escola, especialmente em datas comemorativas. Naturalmente, estas atividades trabalhadas em sala de aula, foram fundamentais para o desenvolvimento da minha criatividade.

Julcimara de Fátima Scariot Lau

Não tenho muitas lembranças escolares, mas o que lembro vou procurar

descrever. Atividades que lembro que gostava de realizar nas séries iniciais sempre foi o esporte, gostava muito de jogar basquete, handebol e participava dos campeonatos que as escolas realizavam entre as escolas, também me destacava em atividades como salto em distância e salto em altura, os professores não costumavam fazer debates, muito menos que os alunos participassem muito das aulas. Lembro muito pouco de atividades realizadas em sala de aula, algumas pinturas, desenhos, trabalhos com sucatas, nas aulas de Educação Artística. Tudo o que adquiri nas séries inicias, com certeza foram fundamentais para o meu desenvolvimento e criatividade.

2 A PARTIR DO SEU TEXTO RESPONDER AOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS:

2.1 O modelo educativo vivenciado pelos membros do grupo favorecia o desenvolvimento da expressividade e da criatividade dos alunos.

Esse trabalho de artes foi muito importante para nosso desenvolvimento tanto de expressão quanto ao desenvolvimento de nossa criatividade. Eram trabalhos e brincadeiras, sempre divertidos e prazerosos proporcionando que tornássemos pessoas desenvolvidas e criativas. A infância é uma fase de descobertas, uma fase mágica, a fase de maior aprendizado. Nesta fase as crianças estão sedentas por novos aprendizados, em especial, através de novas brincadeiras, músicas e desenhos. Nesta fase inicial dos estudos elas têm os primeiros contatos com a arte. Elas sentem prazer em rabiscar, desenhar, pintar cortar, colar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com