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ESTÉTICA E HISTÓRIA DAS ARTES

Por:   •  5/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

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[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

CAMPUS PAU DOS FERROS

BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

ESTÉTICA E HISTÓRIA DAS ARTES II

FICHAMENTO: – GOMBRICH, Ernst Hans. A História da Arte.

p. 240-253.

Discente

Sthan Nicolas de Lima Xavier

Nova Cruz

2021

  STHAN NICOLAS DE LIMA XAVIER

FICHAMENTO: – GOMBRICH, Ernst Hans. A História da Arte.

p. 240-253.

Fichamento apresentado no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Orientador: Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros.

Nova Cruz

2021


    ‘’ É um espetáculo fascinante observar as reações de vários artistas e tradições ao impacto causado por esse novo saber, e ver como se afirmaram ou, o que por vezes aconteceu, como sucumbiram. ’’ (Pág. 1)

    Com o mundo pós idade média, o renascimento surge e com ele os italianos da renascença, na qual influenciavam e ditavam o ramo artístico da época, com novos conhecimentos, técnicas e realizações tangíveis-como a anatomia, e a representação do corpo perfeito- fazendo que diversos pintores e arquitetos se adaptassem e estudassem as mudanças artísticas do período renascentista.

   ‘’Os arquitetos eram, talvez, os que estavam em posição mais difícil.’’ (Pág.1)

       Com a arte gótica predominante na vida e rotina dos arquitetos do Norte doa Alpes, adaptarem sua arte e construções aos pedidos dos príncipes, nobres e ao modelo artístico da época foi um grande desafio.

      Entretanto, com a arte gótica enraizada e o modelo antigo, as adaptações feitas pelos arquitetos eram adversas e superficiais. Supracitado o texto analisado ‘’colocando uma coluna aqui e um friso ali [...]’’.

   ‘’As coisas foram algo diferentes no caso dos pintores e escultores, porquanto para eles não era uma questão de adotar certas formas definidas, como colunas ou arcos, pouco a pouco. (Pág. 2

   Diferente dos arquitetos, os pintores da época estudaram a fundo o novo cenário artístico da época, uma vez que, qualquer artista fiel a pintura sentiria necessariamente a vontade profunda de entender os novos princípios e rumos da arte, e decidir sobre a utilidade dos mesmos.

    ‘‘[...] Durer não tardaria em descobrir que qualquer mera imitação da natureza real, por mais diligente e devotadamente que seja feita, jamais seria suficiente para produzir a indefinível qualidade de beleza que distinguia as obras de arte do Sul. ’’ (Pág. 5)

    Albrecht Durer, talvez o mais famoso artista do renascimento nórdico, foi responsável por estudar, através de viagens e influências italiana, a fundo o novo cenário artístico proposto pelos países baixos, ao Norte dos Alpes.

    Após perceber que apesar do seu aprendizado, suas viagens a Veneza e grande maestria, sua arte nunca seria fielmente as artes do Sul, tendo em vista que o artista ainda possuía consigo influencias do tempo gótico, influencia na qual carregaria para sempre em sua artes. Apesar de suas pinturas representarem bem o corpo ideal, assim como os italianos, elas ainda possuíam traços e detalhes góticos, detalhes na qual fizeram Durer ser um dos mais famosos pintores da época.

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