Ethos, Moral
Trabalho Universitário: Ethos, Moral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: naly • 22/4/2013 • 333 Palavras (2 Páginas) • 544 Visualizações
ETHOS
Cada pessoa tem um jeito próprio de ser, modo de agir, diferentes culturas, caráter, valores, normas, ou seja, diferentes modos de viver o mundo e organizar a vida.
Descobrimos o Ethos quando observamos o comportamento das pessoas às vezes até difícil de compreender comparado ao nosso comportamento e é através do Ethos que descobrimos o “eu” de cada um.
Ex: Tem País aonde se come gafanhotos, sendo que no nosso não faz parte da cultura.
Moral
A moral designa os costumes, comportamento e as regras que regem nossas vidas. Se não existisse a moral seria impossível a convivência, pois para tudo é necessário que haja regras. Pode se ver a moral como produtora de leis e normas, mas não é somente isso, é apenas uma forma de haver convivência tranqüila entre as pessoas para que todos possam se respeitar e ser respeitados e dividir o mesmo espaço sendo esse familiar, social, conjugal etc.
A moral está ligada ao Ethos, pois é construída através das mesmas normas, regras e códigos.
Ex: Eu tomo refrigerante e proíbo meu filho de tomar.
Ética
A ética tem praticamente o mesmo sentido de moral, pois se ocupa dos mesmos fundamentos, porém a ética tem um caráter mais reflexivo e a moral um caráter mais prático. Podemos considerar também a ética como o estudo das normas morais da sociedade. A moral está ligada ao ethos que por sua vez precisa da ética.
Ex: Funcionário que aceita suborno para falsificar algum documento em sua empresa.
Alteridade
A alteridade é definida por um contato um com outro, ou seja toda pessoa interage e depende de um outro para algo. Para que a moral e a ética possam andar juntas, necessitam da alteridade onde as pessoas saibam viver juntas.
Ex: Por respeito ao outro devemos muitas vezes mudar argumentos.
Resumo
Ethos, moral, ética e alteridade são todos interligados um ao outro, pois todos envolvem a convivência, regras, leis, culturas.
Como falado na resenha, um vai mais pelo lado reflexivo, outro pela parte prática mas no final um depende do outro ou está direta ou indiretamente ligado.
...