Exercício de Análise de Duas Fotografias
Por: catys2day • 8/5/2022 • Projeto de pesquisa • 649 Palavras (3 Páginas) • 126 Visualizações
Exercício de Análise de duas fotografias
[pic 1]
Motivo da escolha (Studium e Punctum):
“(Escreve Barthes (1984, p. 48): “reconhecer o studium é fatalmente encontrar as intenções do fotógrafo, entrar em harmonia com elas, aprová-las, desaprová-las, mas sempre compreendê-las, discuti-las em mim mesmo”.)”
A razão de ter escolhido esta fotografia é por esta imagem me parece remeter ao passado, mexendo com o meu subconsciente. Trazendo que quase memorias já passadas alegres, onde o olhar mais atencioso me faz um clique, reparando na mão do menino e do senhor. Transmitindo-me uma serie de emoções: felicidade, poder, encargo, compensação, entre outras.
Contexto em que a fotografia foi tirada (o que se estava a passar quando foi tirada) e razões que levaram a ser tirada:
O fotógrafo nesta imagem tenta relatar um bom momento, em que o homem adulto vai recompensar a criança oferecendo-lhe uma prenda, que seria o cachorrinho, isso na minha espectativa como espectadora. Porém também pode ser o caso de o adulto estar a repreender a criança dando-lhe um sermão e retirando-lhe o animal, pois no ponto de vista Punctum o que mais atrai o olhar é as mãos da criança juntas como se tivesse a pedir perdão. Numa analise mais profunda a fotografia, à primeira vista relata uma cena alegre, quase como tirada sem intenção. Porém num olhar mais atencioso é possível ver que já pode ter sido uma fotografia planeado pelo fotógrafo na intenção de criar uma cena em que se mostra que receber um animal vinham responsabilidades em vez de ser uma cena totalmente alegre já transmite uma seriedade a imagem, colocando a criança um olhar atento e quase a rezar para que tudo corresse bem e o homem com uma postura de moralidade.
Defesa estética/ interesse estético para a exposição - «ressonância puramente visual e estética» que a singulariza:
Esta imagem pode ser considerada de interesse estético para exposição, no sentido que é possível ver que é uma fotografia pensada de um lado artístico. Não mostra ser “da imensa banalidade e desinteresse das fotografias comuns, dos instantâneos”.
É uma fotografia que pretende contar um acontecimento, nota-se que foi estudada para tirar melhor proveito e causar incerteza ao espectador. Esta imagem seria de contexto histórico.
[pic 2]
Motivo da escolha (Studium e Punctum):
A razão de ter escolhido esta imagem é porque intrigou a vermelhidão da maça fazendo contraste com a pele num olhar Punctum.
Já no Studium o que faz escolher esta imagem é a serenidade sem dúvidas esta fotografia é intrigante por transmitir calma mesmo com cores vibrantes presentes.
Contexto em que a fotografia foi tirada (o que se estava a passar quando foi tirada) e razões que levaram a ser tirada:
Esta fotografia nota-se planeada, por ser um rapaz de sardas e ter uma maça vermelha também esta com muitas manchas de outras tonalidades. A imagem nota-se que foi tirada numa praia pelas características visíveis do terreno com algumas aglomerações rochosas, este revestido em areia.
...