Fichamento dos textos: Angel Vianna - A construção de um corpo
Por: Tiça Andrade • 3/6/2018 • Trabalho acadêmico • 726 Palavras (3 Páginas) • 655 Visualizações
Texto: Angel Vianna: A construção de um corpo
Conhecimento cinestésico do corpo
Memória do corpo através da experiência
Eixos, força e apoio
Conhecimento anatômico e dos sistemas orgânicos: esquelético, muscular, articular e sistema sensorial da pele.
Objetos utilizados para o despertar da pele: bambus, bola de tênis,
Consciência do movimento, enfocando a percepção anatômica, proprioceptiva e motora.
“Sua proposta é construir posturas pela organização progressiva do alinhamento dos ossos e do eixo corporal”. (Teixeira, 2000, p. 262). (Falando da proposta de Angel).
Texto: Percebendo o Corpo (Angel e Jacyan)
Corpo-casa: “... a sua primeira casa, a que você tem desde que nasceu, muito antes de morar em qualquer outro lugar, é o seu corpo.”. (Vianna e Castilho, 2002, p.18)
Seu corpo é resultado do uso que você faz dele.
A atenção aos signos que ele emite, te leva a ter um corpo mais harmonioso.
(P. 21) → * IPC
A propriocepção, a percepção de si, do seu próprio corpo o espaço é o primeiro passo.
O olhar ao corpo do aluno: “Saber olhar esses corpos com a peculiaridade de cada um é o fundamento de uma didática cuidadosa, que valoriza a subjetividade, estimula potencialidades”. (Vianna e Castilho, 2002, p.24)
A projeção do alinhamento dos ossos no espaço cria um condicionamento muscular diferente.
O corpo fala, cria, pensa
Estimulação dos sentidos dos alunos.
Texto: A técnica Klauss Vianna para crianças
A técnica Klauss Vianna estimula de maneira lúdica a coordenação motora, a percepção dos espaços articulares do corpo e do espaço em relação ao outro, trabalhando aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais.
Descobrir no próprio corpo as suas possibilidades de movimento.
O reconhecimento das movimentações e articulações corporais levam o corpo a um estado de presença.
Jogos de experimentação corporal
Aliar a habilidade técnica às habilidades expressivas da criança.
“O papel do professor é fundamental. É ele quem, ao olhar os movimentos da criança, estabelecerá elos com a dança.”. (Damásio apud Miller, 2007, p. 88).
Experiência do corpo presente: perceber o que acontece com o corpo no momento da pesquisa de movimento. A prioridade é o ate em si, não o resultado.
Estar presente no ato de sua prática, com sua atenção e percepção voltados para ele próprio.
Trabalhar o processo criativo a fim de estimular a criança a criar novos movimentos, e até mesmo estruturas de composição coreográfica
Movimento consciente em improvisação.
O papel do professor é estimular o aluno a perceber a dança como um processo de experiência, não como um dever.
Jogos de experimentação orientados pelo professor
Ritualização de procedimentos em aula. Ex: Chegança
Movimentar as articulações, sempre respeitando seus limites, nos permite ganhar espaços articulares e consequentemente construir um eixo global mais adequado, um alinhamento da estrutura óssea e um bom tônus muscular.
“Nessa abordagem somática, exploramos o corpo globalmente e a inter-relação de todas as suas partes e de todos os seus aspectos.”. (Miller, 2007, p. 104).
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