Fotografia, Meio de Apresentação na Sociedade
Por: David Ventura • 30/8/2019 • Projeto de pesquisa • 1.283 Palavras (6 Páginas) • 241 Visualizações
1. Introdução
O presente projecto terá como tema «Conservação da fotografia, meio de apresentação na sociedade». Ele sugerirá o combate de alguns factos encontrados pelos moradores da cidade de Quelimane, que fazem parte do desaparecimento estrutural das nossas memórias visuais (fotografia)
A fotografia, agrupa um conjunto de manifestações artísticos com valor em si, Ela surgiu na década 1930, na inquietude e curiosidade humana levando-o a experimentos e o desenvolvimento da técnica que evoluiu a principal fonte do saber fazer no tempo. O Dom Pedro II foi o primeiro a usar uma câmara fotográfica do modelo daguerreótipo no Brasil 1939.
O trabalho baseara-se no estudo de um espaço ideal para conservar fotografia na cidade de Quelimane, por se verificar-se que hoje em dia a sociedade gosta de fotografar os seus momentos para pós recordação, cujo estas memórias perdem sua estrutura formal por falta de um espaço estratégico e segura de conservação na casa da Cultura da cidade de Quelimane.
Para melhor compreensão do estudo, o presente trabalho estará organizado em 5 (cinco) capítulos distintos, nomeadamente: Capitulo I. Introdução; Capitulo II – Revisão da Literatura; Capítulo III – Metodologia de Trabalho; Capítulo IV – Resultados e Discussão; e Capitulo V - Conclusão.
No primeiro capítulo fara-se a contextualização do estudo, neste capítulo estará contido a problematização do tema, a justificativa, a abordagem dos objectivos de pesquiza, a descrição das hipóteses e a delimitação do tema.
No segundo capítulo fara-se a fundamentação teórica da Fotografia e seu surgimento, sendo ela acima mencionada. Abortarei características do espaço ideal de conservação, os procedimentos, a importância da conservação e vantagem.
No terceiro capítulo fara-se a apresentação da metodologia de trabalho a ser usada durante a pesquisa, tendo em conta aos objectivos ou natureza da pesquiza os procedimentos técnicos e os tipos de abordagem. Também serão apresentados as técnicas de recolha de dados, a caracterização do universo populacional e a amostra em estudo.
No quarto capítulo fara-se a apresentação dos resultados e a sua posterior discussão. Neste capítulo fara-se a interpretação da característica do tipo da fotografia usada na da cidade de Quelimane dando enfâse as características presentes na década de 1930, e por sua vez mencionaremos em que em que tipo de fotografia se encaixa dada as características. Essas características são: Estrutura da fotografia, o conceito de cada estrutura, a finalidade de cada estrutura; as técnicas usadas e o meio.
No quinto Capítulo estarão apresentadas as conclusões da pesquisa.
Para além dos capítulos delineados, o presente trabalho contara com os elementos pré-textuais, a referência bibliográfica das fontes usadas, os apêndices e os anexos.
Pela natureza humana, admirarei que hajam erros-crassos no presente trabalho. Razão pela qual, as críticas e sugestões criativas em volta deste projecto de pesquisa serão de bom grado para o seu melhoramento.
1.1. Delimitação do Tema
Na planificação de uma pesquisa científica, é imprescindível a identificação de um campo de estudo como forma de facilitar a implementação de métodos, objectivos, técnicas e o estudo de caso. Neste âmbito a presente pesquisa será realizada na Província da Zambézia, Distrito de Quelimane, na Casa cultura de Quelimane, no período de Setembro de 2019 a Novembro de mesmo ano, delimitando-se por seguinte tema:
Conservação da fotografia, meio de apresentação na sociedade.
1.2. Localização Geográfica do Distrito de Quelimane e Descrição da Área de Estudo
Quelimane Está localizada no rio dos Bons Sinais, a cerca de 20 km do Oceano Índico; Zambézia, Pais de Moçambique; Tem limite no norte com o distrito de Namacura, a sul distrito de Inhassunge; a oeste Oceano Indico e oeste distrito Nicoadala.
1.3. Descrição da área de pesquisa
A Casa cultura da cidade de Quelimane, localiza-se aos 1500 metros de campus Universitário de Coalane, Av Paulo S Kankhomba-Quelimane-ZAMBÉZIA.
1.4. Objecto de Estudo
Tendo em conta que a pesquisa, visará estudar à forma estratégica da sociedade da cidade de Quelimane no uso e conservação da Fotografia, que e representa pontos indispensável no seu dia-a-dia na comunidade, considerara se como objecto de estudo "uso e conservação da fotografia na sociedade".
1.5. Problematização
O autor do trabalho de pesquisa é estudante da Universidade Licungo e vive na cidade de Quelimane a mais de três anos e durante vários passeios na cidade notou que alguma parte da sociedade deste ponto do país como a casa Cultura, por exemplo não tem um espaço seguro de protecção e conservação e as maias que sofrem são as mais antigas fotografada antes e depois da independência.
O uso e conservação da fotografia devera significar um conhecimento, portanto, é um processo que envolve vários mecanismos, sob ponto de vista psicológico e cognitivo, fazendo com que os adentes mobilizem esforços no sentido de manter as suas memórias, as imagens ou fotografias simultaneamente.
A fotografia é um material importante para a sociedade humana, pois, é evidentemente indispensável a sua disposição, porque é célula fundamental que une com grande sociedade que queira recordar os seus momentos para melhor testemunhar
...