TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grafite - Origens e Problemas Atuais

Por:   •  12/6/2017  •  Seminário  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 2

Grafite

Introdução:

Visamos com este trabalho introduzir um pouco os espectadores no mundo da grafitagem, e também, explicarmos algumas coisas cujo consideramos como de grande importância social.

Desenvolvimento:

O que é o grafite?

O grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos, tendo como a definição mais popular um tipo de inscrição feita em paredes.

Surgimento:

Já se encontram relatos e vestígios do grafite desde o Império Romano, seu aparecimento na idade contemporânea ocorreu quando, em 1970, em Nova York, nos Estados Unidos, alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade, e algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

Quando o grafite não é crime no Brasil?

Em 2011, Dilma Rousseff sancionou a lei de nº 12.480 que descriminalizava o grafite desde que o mesmo fosse consentido pelo dono da tal propriedade.

Iniciativa cidade-limpa de João Dória em São Paulo:

Ao anunciar a criação do programa Cidade Linda, no dia 30 de dezembro, Dória antecipou que destinaria tolerância zero a pichadores, e informou também que pretende desenvolver um programa de formação de grafiteiros, chamado Arte Urbana, além de criar na cidade um “grafitódromo”.

Segundo Dória, o projeto será coordenado pelo muralista Eduardo Kobra. Conhecido, dentro e fora do País, pelos retratos multicoloridos de grandes personalidades sobrepostos por temas geométricos, Kobra, no entanto, afirmou que desconhecia a iniciativa e que, devido a uma demanda de 28 painéis que produzirá em Nova York até novembro deste ano, não vai colaborar com o programa da prefeitura.

Ao defender o grafite como alternativa artística ao picho, Dória, em contrapartida, ignora quatro décadas de importância histórica da expressão visual para o Hip-Hop. Apagar compulsoriamente muros e muros da cidade impregnando as paredes de cinza e querer determinar espaços exclusivos para a prática do grafite é também desconsiderar a autonomia de uma expressão que sempre foi livre e sempre possibilitou manifestações legítimas das camadas menos visíveis de sociedades desiguais, como a nossa.

Grafite: Arte x Vandalismo

O grafite é a arte de rua que expressa toda a opressão sofrida pela humanidade por meio de desenhos e pinturas. Pichação por outro lado é puramente poluição visual.

O fato de muitas pessoas serem contra a grafitação provavelmente se deve a este fator, a falta de conhecimento a respeito do assunto, muitas vezes acreditando que grafite e pichação sejam a mesma coisa.

Fora isso, a pichação muitas vezes também é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com