Historia Da Arte
Casos: Historia Da Arte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guerino5 • 10/4/2014 • 1.243 Palavras (5 Páginas) • 378 Visualizações
INTRODUÇÃO
A História da Arte pode ser dividido em 6 grandes épocas que percorrem toda a história da humanidade, indo desde o período paleolítico até o presente que são:
Arte Pré-histórica que compreende os períodos paleolíticos com pinturas rupestres em cavernas que são as primeiras manifestações artística da humanidade retratando o cotidiano como a caça aos mamutes, a simples colheita ou a maternidade e a Vênus de Willendorf que é a primeira escultura já achada feita pelo homem, que acredita-se representar a deusa da fertilidade com o retrato de uma mulher avantajada com vulva e seios volumosos e braços frágeis. Passando neolítico, idade do cobre, bronze e ferro com as representações da cultura celta tendo sua representatividade maior o Stonehenge.
Arte da Antiguidade que compreende o período de surgimento das primeiras grandes civilizações como a Suméria, Egípcia, Persa e Germânica passando pela belíssima arte Grega e Romana até chegar ao inicio da cristianismo com a arte bizantina tendo como centro cultural a cidade de Costantinopla. Durante esse período vemos as prioridades de cada civilização antiga, como por exemplo a Egípcia e seu culto ao além-vida, as belezas arquitetônicas de Babilônia, o extrativismo bárbaro Germânico, o culto ao ser humano perfeito pelos gregos e sua influência na arte militar Romana que levou sua máxima para as primeiras obras cristãs. É um período bastante rico e interessante, e possui uma das minhas obras preferidas, O Soldado Suicida de Gálata e sua mulher, que retrata um soldado grego em meio a batalha com sua esposa convalescida em seus braços, a escultura consegue transmitir de forma singela os horrores das batalhas e o sofrimento causado nas pessoas ao seu redor.
Arte da Idade-Média ou Idade das Trevas compreende o período que a Igreja Católica dominou a Europa e espalhou o terror no Oriente Médio com sua série de Cruzadas, essa época vai até o Renascentismo. Se chama idade das trevas porque a Igreja proibia quaisquer forma de manifestação cultura em seus súditos, como o ensino da escrita e leitura ou até mesmo danças típicas, nessa época não houve nenhum avanço cientifico nem artístico, as obras se resumiam a quadros bidimensionais e disformes retratando apenas cenas de temática religiosa ou retrato de monarcas e realezas, porem sempre creditadas ao trabalho coletivo, o que torna praticamente impossível identificar seus artista; E cartas náuticas imprecisas durante as grandes navegações. Mas o período não foi de todo perdido, ele conta com algumas obras principalmente na parte oriental do mundo, como na atual Índia, China/Mongolia e no mundo islâmico, que apesar de ser perseguido pela Igreja Católica, conseguiu na medida do possível, desenvolver suas ciências tais como matemática, um sistema financeiro eficiente e na arquitetura com seus lindos palácios e mesquitas construídos em bases geométricas, mármore e bastante pedras preciosas.
Renascimento é a época mais rica da história da humanidade em todos os sentidos, a busca da razão e do humanismo (que só veio anos mais tarde, pois o renascimento em um quadro geral ainda é a busco pelo divino), onde se desenvolveu de forma plena as ciências como matemática, astronomia, medicina e outras, todas elas sendo formas de arte de seus idealizadores. Temos a busca pelo homem de DaVince com seus estudos sobre anatomia e máquinas de destruição em massa retratadas em belas pinturas, Michelangelo e suas linhas perfeitas ao esculpir o ser humano pleno, Monteverdi e suas belas óperas como L’Orfeo ou as plantas centradas da Basílica de São Pedro de Bramante. O renascimento se espalhou como um câncer pela Europa e atravessou oceanos e chegou nas Américas, tendo nos Estados Unidos e sua liderança maçom o acolhido para a construção de sua nova nação.
Arte da Idade Moderna compreende o período que vai desde um século antes da revolução industrial até o fim da Segunda Guerra Mundial em meados da déc. 40. A arte moderna se caracteriza por trazer uma nova abordagem ao cenário artístico mundial, inicialmente foi um evento exclusivo europeu, tendo seu grande centro a Inglaterra e os Países Baixos, nesse períodos temos grandes obras de diferentes estilos, como dos movimentos políticos/filosófico do romantismo, o realismo que é uma vertente mais cientifica do romantismo, o impressionismo de Monet, o pós-impressionismo de Van Gogh, o advento da fotografia que criou uma diminuição brusca nas pinturas e telas, o futurismo italiano e francês que exaltava as novas descobertas tecnológicas assim como a guerra e a violência, algo muito bem retratado no filme alemão Metropole, o expressionismo criado pela vanguarda alemã no inicio do séc. 20 e alguns outros movimentos de bastante importância para a sociedade atual, nunca podendo esquecer
...