INTRODUÇÃO A PESQUISA: CONCEITO, ESTRUTURA E ELABORAÇÃO
Por: Lucivaldo22 • 4/6/2018 • Relatório de pesquisa • 812 Palavras (4 Páginas) • 1.068 Visualizações
INTRODUÇÃO A PESQUISA: CONCEITO, ESTRUTURA E ELABORAÇÃO
Sem descrição
por
jorge luis
em 5 de Julho de 2017
2025
Comentários (0)
Por favor faça o login para adicionar seu comentário.
Denunciar abuso
Transcrição de INTRODUÇÃO A PESQUISA: CONCEITO, ESTRUTURA E ELABORAÇÃO
RESUMO
O que difere o ser humano das demais espécies, é sua capacidade racional.
desde os primórdios buscou entender o mundo em que vivia.
através da simples observação da natureza, dos animais, do cosmos.
foi formulando um conhecimento que a princípio era apenas usado para o seu dia a dia, elaborando técnicas de agricultura, extração de pele entre outros.
Este conhecimento era passado através das gerações, chamado de conhecimento popular.
cuja base era apenas a experiência pessoal e existencial.
Com o passar dos anos, décadas, séculos, surge outro tipo de conhecimento, o conhecimento científico, pois diante das inovações que surgiam era necessário um saber que fosse capaz de responder a questionamentos existenciais.
Surge aos poucos a Ciência, com seus métodos e que aos poucos são lapidados e melhorados, tornando-se assim a base de qualquer obtenção ou formulação do conhecimento cientifico.
INTRODUÇÃO
Tem por finalidade:
Apresentar o desenvolvimento do conhecimento.
Os diversos conceitos e as classificações de Ciências.
E a pesquisa como meio para obter o conhecimento científico.
DESENVOLVIMENTO
A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO.
CONCEITOS DE CIÊNCIA E SUA CLASSIFICAÇÃO.
A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO.Tipos de conhecimento
Segundo Trujillo, podemos sistematizar quatro tipos de conhecimento:
popular, científico, filosófico, religioso (teológico), com suas metodologias próprias.
O Conhecimento científico :
Constitui um conhecimento contingente, pois suas proposições ou hipóteses tem sua veracidade ou falsidade conhecida por meio de experimentação[...] É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente[...] possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência. Constitui em conhecimento falível e por este motivo, é aproximadamente exato. (MARCONI; LAKATOS,2011, p.20).Ibid.p.20.
- a absorção do conhecimento pode ser realizada de diversos modos; na forma popular transmitida de geração em geração, que tem por meio uma educação informal e baseia-se apenas na experiência pessoal,
-outra forma de obtenção do conhecimento é através da forma científica que necessita de meios, métodos e cálculos para que um determinado conteúdo, torna-se racional e empírico, falível ou infalível, denominada pesquisa científica
- não leva em conta a experiência pessoal e vivencial do pesquisador,
-desde a antiguidade é possível perceber que o ser humano buscou o conhecimento, e que em seu Ser há um desejo profundo pela sabedoria.
os registros encontrados na história e em povos antigos como os egípcios, árabes que construíram um conhecimento experiencial, mas que serviram de base para desenvolver conhecimentos específicos e complexos como a matemática, medicina entre outros.
Sua metodologia será de caráter teórico-bibliográfico,
necessário dividir em três pontos,
a formação do conhecimento e sua tipologia,
os conceitos de Ciência bem como a classificação existente entre alguns autores,
a pesquisa juntamente com seus métodos, ou seja, é através deste métodos diversos que a Ciência consegue construir seu Saber científico, e os meios que são utilizados para a obtenção de um possível resultado dentro da pesquisa científica nos seus diferentes âmbitos.
INTRODUÇÃO A PESQUISA: CONCEITO, ESTRUTURA E ELABORAÇÃO
Um mesmo objeto ou fenômeno - uma planta, um mineral, uma comunidade ou as relações entre chefes ou subordinados -pode ser matéria de observação tanto para o cientista quanto para o homem comum; o que leva um ao conhecimento e outro ao vulgar ou popular é a forma de observação. (MARCONI; LAKATOS,2011, p.16).
[...]um camponês mesmo iletrado ou desprovido de conhecimentos, sabe o momento certo de semeadura, a época da colheita, a necessidade da utilização de adubos, as providencias a serem tomadas para defesa das plantações contra ervas daninhas e pragas e o tipo adequado para as diferentes culturas. (LAKATOS; MARCONI,2011, p.15).
MARCONI, Maria de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia cientifica. São Paulo: Atlas, 2011.p.15.
CONCEITOS DE CIÊNCIA E SUA CLASSIFICAÇÃO.
Para Ander-Egg:
“ a Ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza. ”
Trujillo:“ a Ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação. ”
Entre estes, o conceito de Ander-Egg é o mais aceito.
...