IlustraçãIlustração conceitual
Artigo: IlustraçãIlustração conceitual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Silveriaa • 27/1/2014 • Artigo • 321 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
A ilustração é o acto ou efeito de ilustrar; um conjunto de conhecimentos; instrução; sabedoria; esclarecimento; grau de civilização; livro com desenhos, estampas ou fotografias; parte artística de um texto; gravura; desenho; celebridade; renome; glória; pessoa ilustre; soma de conhecimentos; conhecimento especial.
O termo ilustração está sobretudo associado à ideia de clarificação de mensagens ou conceitos, traduz o sentido de tornar claro e acessível uma ideia. A ilustração comporta o papel formador, pedagógico de traduzir e comunicar conhecimentos.
Tradicionalmente a Ilustração é composta por um conjunto de sinais gráficos, aos quais chamamos desenhos, que usualmente servem de leitura visual a elementos verbais que os acompanham. São desenhos normalmente de carácter realista, de acesso e leitura rápida, e ricos em termos de informação.
A ilustração pode hoje ser dividida entre ilustração infantil, ilustração de manuais escolares e pedagógicos, ilustração científica, e dentro desta, a ilustração das várias ciências como a biológica, a botânica, a médica, a espacial, a marinha,a engenharia, entre outras.
Nesta primeira proposta, realizei um traballho de ilustração infantil, todas as personagens e cenários que desenhei e de seguida pintei, foram todos a guache e ilustram uma história para crianças dos 5 aos 12 anos de idade.
Todos os esboços foram apenas estudos de experimentação, em que utilizei a aguarela, a colagem e a o lápis de graffiti.
A história que quis narrar é simples e através destes desenhos pretendo dar a conhecer às crianças que as ilustrações podem dalguma forma explicar uma história, e que uma história pode não ser somente escrita, mas também visual.
A ilustração poderá ser considerada arte, dependendo de como e para que se faz.
Ser ilustrador requer uma elasticidade ao nível das suas potencialidades ou uma especialização muito concreta e centrada num tema específico.
Um ilustrador precisa de ser dotado de grande memória visual, e necessita de ser um grande coleccionador de imagens, de ser curioso e estar aberto a novas matérias, para assim puder realizar um bom trabalho.
...