Jazz de origem
Pesquisas Acadêmicas: Jazz de origem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jhonyfernandes • 21/5/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 3.558 Palavras (15 Páginas) • 363 Visualizações
Jazz
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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Jazz
Origens estilísticas Blues, folk, ragtime, marcha
Contexto cultural meados dos Anos 1910 em Nova Orleães
Instrumentos típicos Saxofone · piano · trompete, Trombone · Clarinete · Tuba · Guitarra · Contrabaixo · Bateria · Vocais
Popularidade década de 1920 à década de 1960
Subgêneros
Asian American jazz • Avant-garde jazz • Bebop • Big band • Chamber jazz • Continental jazz • Cool jazz • Free jazz • Gypsy jazz • Latin Jazz• Mainstream jazz • Mini-jazz • Modal jazz • M-Base • Neo-bop • Orchestral jazz • Post-bop • Stride • Swing • Third stream • Trad jazz • Pop Tradicional • Vocal jazz
Gêneros de fusão
Acid jazz' • Afrobeat • Bluegrass • Bossa nova • Calypso jazz • Crossover jazz • Dansband • Deep house • Free funk • Funk • Hard bop • Humppa • Jam band • Jazz blues • Jazz funk • Jazz fusion • Jazz rap • Jump blues • Kwela • Livetronica • Mambo • Math rock • Mod revival • Modern Creative • No Wave • Novelty piano • Nu jazz • Nu soul • Post-metal • rock progressivo• Punk jazz • Reggae • Rhythm and blues • Samba Jazz • Sambalanço • Shibuya-kei • Ska • Ska jazz • Smooth jazz • Soul jazz • Spank jazz • Swing revival • World fusion • Yé-yé • "Sambalanço"
Formas regionais
Austrália • Brasil • Cuba • França • Índia • Itália • Japão • Malawi • Países Baixos • Polônia • África do Sul • Espanha • Reino Unido
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Exemplo de Jazz, subgênero dixieland
O jazz é uma manifestação artístico-musical originária dos Estados Unidos. Tal manifestação teria surgido por volta do início do século XX na região de Nova Orleães e em suas proximidades, tendo, na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam, um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes.
O jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais, em particular a afro-americana. Esta nova forma de se fazer música incorporava blue notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime. Os instrumentos musicais básicos para o Jazz são aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança: metais, palhetas e baterias. No entanto, o Jazz, em suas várias formas, aceita praticamente todo tipo de instrumento.
As origens da palavra "jazz" são incertas. A palavra tem suas raízes na gíria norte-americana e várias derivações têm sugerido tal fato. O jazz não foi aplicado como música até por volta de 1915. Earl Hines, nascido em 1903 e mais tarde se tornou celebrado músico de jazz, costumava dizer que estava "tocando o piano antes mesmo da palavra "jazz" ser inventada".
Desde o começo do seu desenvolvimento, no início do século XX, o jazz produziu uma grande variedade de subgêneros, como o dixieland da década de 1910, o Swing das Big bands das décadas 1930 e 1940, o bebop de meados da década de 1940, o jazz latino das décadas de 1950 e 1960 e o fusion das décadas de 1970 e 1980. Devido à sua divulgação mundial, o jazz se adaptou a muitos estilos musicais locais, obtendo, assim, uma grande variedade melódica, harmônica e rítmica.
Índice [esconder]
1 Conceituação
2 Improvisação
3 História
3.1 Origens
3.2 Décadas de 1890-1910
3.2.1 Ragtime
3.2.2 Nova Orleans
3.3 Décadas de 1920-1930
4 Músicos e compositores notórios de jazz
5 Jazz no Brasil
5.1 Músicos brasileiros que tocam jazz
6 Jazz em Portugal
7 Ver também
8 Referências
9 Ligações externas
Conceituação[editar | editar código-fonte]
Como o termo "jazz" tem, desde longa data, sido usado para uma grande variedade de estilos, uma definição abrangente que incluísse todas as variações é difícil de ser encontrada. Enquanto alguns entusiastas de certos tipos de jazz tem colocado definições menos amplas, que excluem outros tipos, que também são habitualmente descritas como "jazz", os próprios jazzistas são muitas vezes relutantes quanto a definição da música que são executadas. Duke Ellington dizia, "é tudo música." Alguns críticos tem dito que a música de Ellington não era de fato jazz, como a sua própria definição, segundo esses críticos, o jazz não pode ser orquestrado.
Por outro lado, os 20 solos de Earl Hines "versões modificadas" das composições de Duke Ellington (em Earl Hines Plays Duke Ellington gravado por volta dos anos 70) foi descrito por Ben Ratliff, crítico do New York Times, como "um exemplo tão bom do processo de jazz quanto qualquer outra coisa que temos."1
Há bastante tempo existem debates na comunidade do jazz sobre a definição e as fronteiras do "jazz". Em meados da década de 1930, amantes do jazz de Nova Orleans criticaram as "inovações" da era do swing como contrárias a improvisação coletiva, eles pensavam nisso como essencial para a natureza do "verdadeiro" jazz.
Pelos anos 40, 50 e 60, eram ouvidas criticas dos entusiastas do jazz tradicional e dos fãs do BeBop, na maioria das vezes dizendo que o outro estilo não era, de alguma forma, o jazz "autêntico". Entretanto, a alteração ou transformação do jazz por novas influências tem sido desde o princípio criticada como "degradação", Andrew Gilbert diz que o jazz tem a "habilidade de absorver e transformar influências" dos mais diversos estilos de música.2
As formas de música tendo como objetivo comercial ou com influência
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