Johannes Itten
Por: Beatriz Conforto • 22/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 669 Palavras (3 Páginas) • 461 Visualizações
Johannes itten
ESTUDO PRELIMINAR [pic 1]
[pic 2]
Johannes Itten nasceu em 1888, em Suderen-Linden na Suíça. Foi professor de escola primária, e teve formação de pintor com Adolf Hoelzel, cujas didáticas de arte e teoria de composição influenciaram seu trabalho. Lecionou arte próximo a Berna, transferindo–se para Viena para dirigir uma escola de arte. Nesta época teve contato com Walter Gropius, que foi seu contato direto com a Bauhaus.
Itten desenvolve várias teorias relacionadas à cores, tonalidades, contrastes e formas, dentre elas, Color Sphere in 7 Values and 12 Tons. “Em vez de um círculo, vamos precisar de uma esfera, o sólido adotado por Philipp Otto Runge como o mais conveniente para traçar as propriedades características e múltiplas do universo de cores. A esfera é a forma elementar de simetria universal. Ele serve para visualizar as regras dos complementos, ilustra todas as relações fundamentais entre as cores e entre as cores cromáticas e preto e branco.” Diz o artista em seu livro The Art Of Color. “Na superfície da esfera traçamos seis círculos paralelos igualmente espaçados, formando sete zonas. Perpendicular a estas zonas, desenhamos 12 meridianos de pólo a pólo. Na zona equatorial, nos 12 quadriláteros uniformes obtidos colocamos as cores puras das nossas 12 tonalidades obtidas a partir do círculo. As duas zonas polares são ocupados por branco no topo e preto no fundo. Nas duas zonas entre o branco e a zona equatorial, nós intercalamos dois tons uniformemente espaçados de cada matiz. Entre a zona equatorial e a zona de preto, intercalamos dois tons uniformemente espaçados de cada matiz. A partir de que as 12 cores puras têm brilhos desiguais, preto e branco devem ser ajustados para cada cor separadamente”. A esfera tem grande influência no mundo artístico e é usada por estudantes e artistas até os dias de hoje.
Em outubro de 1919, Itten foi apontado como um dos primeiros mestres na Staatliches Bauhaus em Weimar por Walter Gropius. Até 1922-1923, ele era ao mesmo tempo diretor do curso preliminar que ele havia desenvolvido de forma independente para o semestre introdutório e mestre da forma de todas as oficinas, exceto para a cerâmica, encadernação e oficinas de impressão. Foi uma das personalidades mais importantes da primera fase da Bauhaus. Itten fez uma contribuição significativa para a escola, promovendo o culto Mazdaznan, que abrange as religiões e filosofias. Se interessava por filosofia, meditação e cores, que tinham uma grande dimensão espiritual para ele. Era uma grande influência para seus alunos. Suas aulas se baseavam muito no espiritual, eram iniciadas por exercícios de ginástica e respiração, características que o fundador da escola Walter Gropius não concordava, pois visava o racionalismo, a objetividade e massa de produção. Em 1923, Itten foi substituído por Lazló Moholy-Nagy , deixando na Bauhaus sua história, seu marco significativo.
...