Multidisciplinar 2
Trabalho Universitário: Multidisciplinar 2. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 445190 • 29/5/2014 • 1.068 Palavras (5 Páginas) • 299 Visualizações
Organização: e metodologia do ensino infantil e fundamental
PROPOSTA CURRICULAR (Educação Infantil e Ensino Fundamental)
Ensino no Brasil está organizado e estruturado de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9.394/96)
.A Lei de nº 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996 (LDB 9.394/96), é a que estabelece a finalidade da educação no Brasil, como esta deve estar organizada, quais são os órgãos administrativos responsáveis, quais são os níveis e modalidades de ensino, entre outros aspectos em que se define e se regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição.
MEC: O Ministério da Educação – MEC tem como uma de suas atribuições e coordenar ações de apoio à educação básica. Sua atuação é orientada para assegurar o cumprimento dos dispositivos legais relativos à educação infantil, ao ensino fundamental e ao ensino médio, por meio do desenvolvimento de ações efetivas que garantam o acesso e a permanência na escola com qualidade, entre as quais a Política de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação e de Democratização da Gestão Educacional, mediante ações de formação inicial e Continuada de professores da educação infantil, ensino fundamental e do ensino médio, de gestores e funcionários da educação básica, da assistência técnica, do aprimoramento do currículo da educação básica, de suas funções. Apoio à Reestruturação da Rede Física Pública da Educação Básica. O Ministério da Educação – MEC: Que ele possa se empenhar, para ajudar realmente a todos que estão citados, mais principalmente a classe menos favorecida.
O Plano Nacional de Educação estabeleceu, como uma das metas a alcançar até 2011, a ampliação do EF com o ingresso das crianças aos 6, e não mais aos 7 anos de idade. Assim, desde aquele momento, havia certo consenso, até mesmo entre pesquisadores e militantes do campo educacional, de que, com mais um ano de escolaridade obrigatória, ampliando-se o EF, maiores oportunidades de aprendizagem seriam automaticamente garantidas aos estudantes brasileiros, sobretudo àqueles pertencentes às camadas mais empobrecidas da população. Em 2005, a Lei nº. 11.114 (Brasil, 2005) alterou a redação dada à LDB (Brasil, 1996) e tornou obrigatório o ingresso no EF aos 6 anos de idade. Em 2006, com a aprovação da Lei nº. 11.274 (Brasil, 2006), ocorreu outra alteração, ficando definido que a duração do EF passaria de oito para nove anos. A educação básica no Brasil constitui-se da CRECHE crianças de zero a três anos de idade, educação infantil de crianças que completam 0 a 5 de idade com duração de 5 anos até o dia 31 de março do ano que correr a matricula. As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas na educação infantil.As vagas em creches e pré- escolas devem ser oferecidas próximas ás residências das crianças, não em outra vila ou cidade próximas.Isso é um ponto muito importante, por que eles lançam essas novas DIRETRIZES, mais não tem a responsabilidade de cuidar, o que está escrito nela ser realmente executado, a Lei realmente é linda mais não é só aquela que está escrita no papel.
É muito bonito o que está escrito, mais eu quero ver no dia a dia, ter vagas para todas as crianças, crianças na pre- escola instituições preparada para receber essas crianças, pessoas realmente responsáveis, que se importam realmente que ela se desenvolva na escrita na sua linguagem, que
...