Musica Para Educadores
Exames: Musica Para Educadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vgss • 30/8/2014 • 395 Palavras (2 Páginas) • 636 Visualizações
Descrição da atividade
A partir da Lei nº 11.769 de 2008, a atividade musical nas escolas tornou-se componente curricular obrigatório:
Com base nas mudanças da lei de diretrizes e bases sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas, responda:
1) Qual professor é responsável por ministrar os conteúdos de arte e música nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental?
No art. 62 e 63 da Lei 11.769 de 2008, diz que: “Far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal’ (Art. 62) ou “curso normal superior” (Art. 63).
Isto quer dizer que não precisa ter uma formação específica em música.
2) Qual professor é responsável por ministrar as aulas de musica do 6 º ao 9º ano do Ensino Fundamental?
O Professor precisa ter o curso de licenciatura ou participar de programas de formação pedagógica. Deve ser professora de Artes com licenciatura
3) Com base nas atribuições desta lei, reflita e responda sobre a importância do educador de arte compreender o que é musicalizar e conhecer as metodologias de educadores musicais como Carll Orff, Edgar Willems, Dalcroze e Francois Delalande.
Entendo que o educador de arte, deve se esforçar em conhecer sobre música, tendo em vista que a lei não o obriga a ser formado nesta área, mas ele vai encontrar em vários planos de ensino sobre a musica, sua história,a evolução da musica, conhecimento de instrumentos musicais, ritmos, gêneros, estilo, enfim, muito conteúdo que é importante para o desenvolvimento da criança e do adolescente educando. O ensino da música é poderoso em desenvolver a sensibilidade musical, qualidades como concentração, coordenação motora, socialização audição, o respeito a si próprio e ao grupo, o raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional que ajudam na formação do educando. O professor quando ensina com alegria, vibrações, através de uma metodologia lúdica e dinâmica própria do mundo de criança, estarão formando futuros ouvintes, talentosos artistas ou simplesmente pessoas sensíveis e equilibradas. Tudo o que a criança sente e vive é importante para ela. Essa vivência facilitará a compreensão das estruturas musicais (se for o caso) que virá depois. A musicalização objetiva as práticas musicais e não o estudo de um instrumento.
...