Nicola Sabbatini: Mestre da cenografia Barroca
Por: Kelly Richter • 12/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.005 Palavras (5 Páginas) • 908 Visualizações
SUMÁRIO
Biografia 3
Nicolas e seu feitos 4
Exemplos de suas criações e inovações: 5
Curiosidades: 7
Referências Bibliográficas e Iconográficas 9
Nicola Sabbatini
Mestre da cenografia Barroca
Biografia
Nicola Sabbatini ou também conhecido como Niccolò Sabbatini, era um grande arquiteto italiano no período barroco, reconhecido como chefe maquinista e mestre de obras de cena. Nasceu no fim do século XVI, num ano incerto, convencionado como o de 1574, e faleceu em 25 de dezembro de 1654.
Além de seu importante trabalho na engenharia de palco teatral, Sabbatini trabalhou para duques, cardeais e arcebispos. Maquinista ou cenotécnico, ele é conhecido ainda como um matemático e engenheiro.
Um nativo de Pesaro, ele foi extremamente influente na época por seus projetos pioneiros e inovadores de teatros, cenários, iluminação e maquinas de cena. Trabalhando na corte dos Duques de Urbino, ele foi um dos primeiros projetistas de máquinas sofisticadas que criou efeitos visuais e sonoros realistas no teatro da época, como o mar (a máquina de ondas), tempestades, trovões, relâmpagos, fogo, inferno, deuses voando, nuvens, etc. Ele escreveu um dos livros mais importantes sobre como construir e usar uma série de dispositivos de cenas e máquinas para o palco, que foi publicado em 1638 e se chamava “Prática para fabricar cenários e máquinas de teatro”. Ainda construiu o porto de Pesaro, refez o teatro Del Sole, equipando-o com máquinas teatrais descritas em seu segundo livro e participou das construções de edifícios também.
No teatro ainda participou da arquitetura interna, não só trabalhou nos palcos, trabalhou com os planos para a construção de lugares para o público. O arquiteto contou com muitas teorias, inclusive sobre perspectiva, que aprendeu através do matemático e filósofo Guidobaldo del Monte (matemático, filósofo, astrônomo e marquês italiano).
Nicolas e seus feitos
Entre suas muitas invenções elaboradas para o projeto de decoração mais realista no palco, ele criou maneiras de mudar rapidamente as cenas pintadas, desenvolvendo os mecanismos teatrais inventados pelos gregos e romanos; e criando novos, ele criou ou adaptou mecanismos como:
• Periaktoi: painéis pintados nas faces de prismas de base triangular, capazes de girar, mostrando quase que instantaneamente uma nova cena;
• Bastidores em ângulo: telas planas móveis nos lados do palco, que eram virados como páginas de um livro; além de telas planas ao fundo, geralmente pintadas em perspectiva, que eram movidos por “trilhos” no chão;
• Cortinas de rolo: a cena desenrolava-se de cima, sobre uma anterior;
• Portcullis: telões planos pintados com sistema de contrapesos, que surgiam rapidamente do chão do palco e substituíam o cenário anterior. Essa técnica era utilizada desde a idade média para fortificar e abrir portões de um castelo, na qual Sabbattini se inspirou para desenvolver o sistema de rotação de cenários.
Essas inovações criavam efeitos ilusórios surpreendentes e maravilhosos. Propunham a sensação de profundidade física, aliada à perspectiva pintada em dimensões, através de múltiplas frisas, ou cortinas colocadas de lado seguindo as linhas da perspectiva e painéis ao fundo do palco. O teto de um cenário interno, ou o céu, numa cena externa, era composto igualmente por frisas horizontais, uma frisa para cada par de frisas verticais, que suspendiam do teto através de cordas; as frisas deslizavam em caixilhos de madeira. Esse conjunto cenográfico veio a ser conhecido como as cenas “à l'Italiana”.
Exemplos de suas criações e inovações:
Figura 1: Exemplo de cenário.
Figura 2 Esquema de construção do movimento do mar.
Figura 3: exemplo de cenário.
Figura 4: exemplo de cenário com a máquina de movimento do mar.
Curiosidades:
• As mudanças de cenário implicavam em muita mão de obra, coordenação entre os trabalhadores, eram bastante “barulhentas” e muitas vezes interrompiam as atividades dos atores em palco;
• Em suas pesquisas sobre perspectiva para
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