O Ambiente Macroeconômico
Por: Leonardo Sakamoto • 30/10/2017 • Seminário • 1.168 Palavras (5 Páginas) • 246 Visualizações
- Ambiente macroeconômico
A estabilidade do ambiente macroeconômico é importante para as empresas e assim é significante para a competividade de um país. Assim é certo que a estabilidade macroeconômica sozinha não possa aumentar a produtividade de uma nação, mas podemos dizer que a desestabilidade prejudica a economia. A economia não consegue crescer de maneira sustentável sem que o ambiente macroeconômico esteja estável.
Para o caso específico do Brasil o ambiente macroeconômico do país passa por uma mudança de realidade. Após um longo de período de recessão e com diversos problemas com os governantes do país, a economia agora está cada vez mais independente do governo, e mesmo com as eleições acontecendo em 2018, e a possível mudança de partido no poder do país, a economia deve continuar a sua recuperação e voltar a crescer aos poucos.
Desde já estão acontecendo reformas para que o país volte a trabalhar com superávit e com metas de inflação, tendo como previsão nos anos de 2018, 2019 e 2020 um crescimento pequeno, mas com uma melhoria contínua para que a partir de 2021 a economia brasileira volte forte para o mercado global.
- Balanço do orçamento governamental
O balanço do orçamento governamental é calculado pela receita geral do governo menos os seus gastos. É um importante indicador que mostra onde estão sendo realizados os investimentos do governo e os impactos financeiros que estes investimentos geram.
Apesar da constante queda no balanço devido a estar trabalhando muitos anos com déficit, hoje em dia está tentando retomar a estratégia adotada anteriormente quando conseguiu recuperar a sua economia. Estão acontecendo diversas reformas no país para que se consiga trabalhar com superávit e sair da recessão profunda que se encontra atualmente. Outras medidas a serem tomadas são a privatização de grandes companhias, atraindo assim capital estrangeiro e desafogando as contas públicas.
Espera-se que com novos investimentos estrangeiros, surjam novos empregos, diminuindo assim a taxa de desemprego e reaquecendo o mercado.
- Reserva nacional
A reserva nacional corresponde a receita disponível após o acerto do consumo no ajuste do fundo de pensões.
A reserva brasileira é composta por US$ 381.199,00 milhões (Dados retirados do BACEN – Dia 28/9/17). Com esse valor em reserva nacional auxilia o país a segurar o câmbio e controlar a inflação, facilitando assim o trabalho de exportadores e importadores. É um bom sinal que o país tenha reserva para eventuais crises e que possa injetar dinheiro no mercado quando necessário.
- Inflação
A inflação consiste no aumento percentual do preço destinado aos consumidores.
Apesar da inflação estar em constante crescimento, já foram anunciadas medidas para o controle da inflação. O país está tentando retomar os ideais que foram responsáveis pelo crescimento do país e o controle de inflação é um deles.
Tendo-se a inflação controlada pode ser realizado um planejamento na precificação dos produtos da Supermarché e assim possuir maior estabilidade de mercado.
- Dívida governamental
A dívida governamental consiste nos passivos que requerem pagamento ou pagamentos de juros para o credor na data atual ou em datas futuras.
- Ranking de crédito do país
O ranking de crédito do país consiste em uma análise de diversos economistas sêniores dos maiores bancos do mundo que calcula o risco do investimento no país em questão.
Após perder o grau de investimento o país afastou diversos investidores estrangeiros e causou a desaceleração da economia. Isso foi causado pelo não cumprimento do tripé econômico e a constante injeção de crédito no mercado brasileiro, gerando inflação e operando constantemente em déficit. Porém com a tentativa de retomar o tripé econômico e assim saindo da profunda recessão o país tem grande possibilidade de conseguir novamente grau de investimento e assim voltar a se tornar um grande player do mercado global.
- Tamanho do mercado
O tamanho de um mercado afeta a produtividade, por permitir que empresas tenham um maior mercado consumidor. Com a era da globalização mercados externos passaram a se tornar substitutos ao mercado interno, mais especificamente para pequenos países. Incluindo análise de mercado interno e externo torna esse indicador mais preciso para medir o tamanho do mercado.
O Brasil ocupa a posição de número 8 no ranking determinado pelo relatório Global Competitiveness, uma altíssima posição levando em conta não ser um país desenvolvido. Com um grande potencial para exploração de mercado, e agora chegando num ponto de inflexão da economia onde existem grandes possibilidades de crescimento econômico investir no país nos mercados corretos pode levar a excelentes resultados em um futuro próximo.
...