O DESIGN THINKING FINAL AJUSTADO
Por: juba_rf • 30/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.564 Palavras (11 Páginas) • 696 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADA E
COMUNICAÇÃO
Juliana Rodrigues Ferreira
FICHAMENTO DO LIVRO BASE DO PROJETO
Design Th!nking
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2017
UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADA E
COMUNICAÇÃO
Juliana Rodrigues Ferreira
FICHAMENTO DO LIVRO BASE DO PROJETO
Fichamento do livro Design th!nking
Orientador: Vinícius de Melo
Co-orientadora: Raquel de Andrade
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2017
Design th!nking: ação ou prática de pensar o design (pp. 6 – 28). Primeiro capítulo
AMBROSE, G; HARRIS, P. Design th!nking: ação ou prática de pensar o design. São Paulo: bookman, 2010.
““Não dá para pegar o design com as mãos. Ele não é uma coisa. É um processo. Um sistema. Um modo de pensar. ”
Bob Gill, Grapich Design as a Second Language
“ O design é um processo iterativo, e o design thinking, o modo como o design é pensado, está presente em cada etapa da jornada que começa com o briefing do cliente e termina com o trabalho pronto. Várias são as soluções possíveis para um determinado briefing, e elas podem se diferenciar umas das outras em termos de criatividade, viabilidade e orçamento. ” (p.6)
“ Etapas do pensamento- uma visão geral das diferentes etapas do processo de design e das principais considerações a serem feitas em cada fase para de produzir um bom design, com foco especial no briefing e nos estágios da definição do projeto. ” (p.6)
“Pesquisa- este capítulo examina a etapa em que as informações são coletadas para ajudar a geração de ideias. Isso inclui os perfis dos consumidores e as definições de público-alvo, informações quantitativas e qualitativas e o feedback de projetos anteriores” (p.6)
“Geração de ideias- analisamos, neste capítulo, o modo como os designers lançam mão de diferentes métodos e fontes de inspiração- que incluem a realização de esboços e brainstormings, além dos diferentes paradigmas utilizados ao longo da história do design- a fim de gerar soluções criativas para o projeto” (p.6)
“ Refinamento- este capítulo analisa a maneira como o conceito geral do design pode ser refinado. Veremos como imagens, palavras, cores e substratos podem ser usados para aprimorar a ideia e aumentar a sua eficiência. “(p.6)
“Prototipagem- as ideias de design precisam ser apresentadas e articuladas para testar a receptividade do público-alvo e ganha a aprovação do cliente. Neste capitulo, vemos como modelos, bonecos e storyboards podem ser usados para transmitir ideias de modo que elas sejam compreendidas nesse contexto. “(p.6)
“Implementação- a forma como as ideias ganham vida na produção é foco deste capítulo. A implementação deve garantir que os detalhes do design sejam colocados em prática e que o cliente fique feliz com o produto final. ” (p.6)
“ O desenvolvimento do design envolve um alto grau de criatividade, mas de uma maneira controlada e direcionada pelo processo. Assim a criatividade é canalizada para a produção de uma solução prática e viável para o problema de design, que atenda ou exceda os objetivos estabelecidos pelo briefing. ” (p.10)
“Dentro do processo de design é possível identificar sete etapas: definir, pesquisar, gerar ideias, testar protótipos, selecionar, implementar e aprender. ”(p.12)
“Primeiro o problema do design e o público alvo precisam ser definidos. ” (p.12)
“A etapa de pesquisa analisa informações como o histórico do problema de design, pesquisas de usuário final e entrevistas de opiniões orientadas, e identifica os possíveis obstáculos. ” (p.12)
“A geração de ideias é a etapa em que as motivações e necessidades do consumidor são identificadas e as ideias são geradas (talvez por meio de brainstorming) para atender a essas motivações e necessidades. “ (p.12)
“O teste de protótipos trata da resolução ou desenvolvimento dessas ideias, que são apresentadas para análise de grupo de usuários e de stakeholders antes de serem apresentadas ao cliente. “(p.12)
“A seleção trata das soluções propostas analisadas em relação ao objetivo de design do briefing. Algumas soluções podem ser viáveis, mas não melhores. “ (p.12)
“ A implementação trata do desenvolvimento do design e sua entrega final ao cliente. ” (p.12)
“ O aprendizado ajuda os designers a aprimorar o seu desempenho e, por essa razão, eles devem procurar o feedback do cliente e do público-alvo e determinar se a solução atingiu os objetivos do briefing. Esse processo pode identificar melhoras a serem implementadas no futuro. ” (p.12)
...