O Departamento de Administração
Por: paulomartinsc • 27/3/2019 • Trabalho acadêmico • 596 Palavras (3 Páginas) • 153 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | UFBA |
Escola de Administração | Departamento de Administração |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | Disciplina: ADME72 – Ciência Tecnologia e SociedadeTerça -18:30 – 22:00 hs |
Professora: Augusta Coelho Santana | Semestre: 2019.1Fevereiro a Julho 2019 |
TEXTO 2 – Inovação tecnológica: da definição à ação
Questões:
- Conceitue Inovação, explique a origem desse conceito e a sua importância para o mundo acadêmico e empresarial.
I novação é a inserção de um novo produto e na visão de Joseph é o principal instrumento da concorrência. Sua maior importância no meio empresarial e a obtenção de vantagens competitivas que buscam se diferenciar um dos outros nas mais variadas dimensões do processo de competividade, e no meio acadêmico sua importância de estimular e facilitar o conhecimento.
- Comente a perspectiva de Joseph Schumpeter em relação as fontes de inovação, destacando o que o autor chamou de “destruição criativa”.
O aparecimento das novas combinações em conjunto explica fácil e necessariamente os traços fundamentais dos períodos de boom. Explica porque o aumento do investimento de capital é o primeiro sintoma do boom que chega, porque as indústrias produtoras de meios de produção são as primeiras a apresentar estimulação acima do normal, e, acima de tudo, porque aumenta o consumo de ferro. Explica o aparecimento em grande volume, de novo poder de compra, com isso o aumento característico dos preços durante os booms, o que obviamente nenhuma referência a aumento das necessidades ou a aumento dos custos pode sozinha explicar. Além disso, explica o declínio do desemprego e a elevação dos salários, a elevação da taxa de juros, o aumento dos fretes, a crescente pressão sobre os saldos e as reservas bancárias e esse excesso de inovações provocará o surgimento do fenômeno que Schumpeter chamou de “destruição criadora”. Segundo ele, as empresas que permanecem velhas e que, portanto, não conseguem inovar, passam a tentar sobreviver junto com as empresas inovadoras e seus produtos mais competitivos e de preços mais baixos. Por consequência, tais empresas velhas passam a ter seus mercados destruídos ou reduzidos e só lhes restam a falência ou a aceitação de sua menor relevância dentro do mercado. Nesse sentido, o sistema econômico é visto como um sistema evolucionário: a expansão das firmas inovadoras provoca a eliminação das firmas não-inovadoras dentro do mercado ao longo do tempo.
- Cite e explique os tipos de inovação segundo o Manual Oslo.
- Conceitue as Inovações Radicais e Inovações Incrementais. Exemplifique.
A inovação radical é um tipo de criação que atinge e altera a base das coisas. Quando mudamos radicalmente uma casa não trocamos apenas a pintura das paredes, mas seus alicerces, estruturas, colunas e fundação.
Em um negócio, esse tipo de mudança pode ocorrer em produtos, métodos de gestão, processos e afins, sempre se caracterizando pelo rompimento dos princípios-chave dos modelos anteriores e início de um novo ciclo.
Por sua vez, a inovação disruptiva é um tipo de inovação radical que, ao mesmo tempo, desestabiliza uma situação consolidada e cria uma nova situação de mercado.
...