O Estudo Dirigido Organização Curricular
Por: tiquinha2021 • 17/4/2022 • Trabalho acadêmico • 562 Palavras (3 Páginas) • 75 Visualizações
CURSO: Segunda Licenciatura em Pedagogia
DISCIPLINA: Organização Curricular e a Legislação Educacional Brasileira
TUTOR: Danúbia da Costa Teixeira
ALUNA: Valéria Lopes de Figueiredo Bragion
INTRODUÇÃO
A BNCC veio para tentar alinhar o sistema educacional assegurando a igualdade, oportunidade e eliminação de defasagem de aprendizagem. Seguindo esse raciocínio, objetiva uma aprendizagem progressiva para que os alunos consigam desenvolver todas as modalidades de ensino. Como ponto norteador inicial, criou-se dez competências para que o aluno desenvolva conhecimento, habilidades, atitudes e valores para a vida, exercitando a cidadania e se preparando para o mundo do trabalho. Um currículo baseado na BNCC certamente trará benefícios ao educando e ao educador.
DESENVOLVIMENTO
Conhecendo as dez habilidades sugeridas pela BNCC, apresentamos como ponto positivo que em sua maioria busca-se a valorização do conhecimento já construído e a aprendizagem contínua, seja ela científica, cultural ou digital. A investigação é sugerida para que sejam criadas situações problemas para que o indivíduo aprenda a resolve-las, não apenas decore perguntas e respostas. A argumentação e cooperação incentiva o aprendizado para defender ideias, respeitar pontos de vista diferentes, bem como criar a responsabilidade. O autoconhecimento e autocuidado, de forma a cuidar da saúde física e mental, é de fato na atual situação em que nos encontramos uma habilidade que deve ser levada a sério, pois a saúde mental tem sido atacada demasiadamente nesta pandemia.
Na educação infantil, a BNCC propõe direitos de aprendizagem para que a criança se torne mais ativa e consiga aprender e se desenvolver, que seriam os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Enquanto direitos, são ótimos, porém, até que ponto esses direitos poderão ser conquistados de forma que realmente a criança os tenha? Quem vai estar olhando pela criança, tendo em vista que em muitas escolas não existe o devido acompanhamento, a devida preparação do docente. Como uma criança vai pleitear ou defender seus direitos? É tudo muito bonito, quando está escrito, mas o difícil é que se cumpra. Na verdade, são apenas métodos de ensino aprendizagem que devem ser ministrados em sala de aula visando seguir a proposta da BNCC, onde sendo bem aplicados a criança terá seu direito adquirido. O que questiono é que enquanto docente, há apenas 2 anos, não tive nenhuma preparação específica em relação as normas da BNCC, isto é, tudo foi imposto e “pincelado”. Hoje cursando minha segunda licenciatura em pedagogia estou tendo a oportunidade de realmente compreender melhor as leis, as diretrizes, enfim. Mas foi uma opção minha, não tive nenhuma oferta de curso ou aperfeiçoamento, que seja uma formação continuada oferecida pelo município. Estou aqui por minha livre e espontânea vontade e interesse de me aperfeiçoar e melhorar minha situação financeira.
CONCLUSÃO
De uma forma geral, considero que a BNCC vem sendo uma boa ferramenta para que a educação tenha um direcionamento. Não posso dizer como foi anteriormente, pois naquela época eu ainda não era professora. Vejo com bons olhos as competências, as habilidades, tudo o que tem sido apresentado como “pontos de partida”. A preocupação com a carreira dos docentes principalmente, é uma luz no fim do túnel. Vejo por meus colegas de profissão, que há anos buscam conquistar um piso salarial melhor, um plano de carreira, assim como eu, apesar de ser novata. E encerro aqui, torcendo para que até 2024 as metas consigam ser atingidas e tenhamos sim, oportunidades de planos de carreira oferecidos pelo sistema.
...