O Fenômeno de Lugar
Por: Mateus Manhanini • 17/7/2017 • Trabalho acadêmico • 587 Palavras (3 Páginas) • 1.877 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO[pic 1]
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
Teoria da Arquitetura I - PROFESSORA Maria Cristina Cabral
ATELIER INTEGRADO I - TURMA A - 2017.1 - 30/05/2017
Mateus de Barros Manhanini
RESUMO: FENÔMENO DE LUGAR
CHRISTIAN NORBERG-SCHULZ
RESUMO: FENÔMENO DE LUGAR
Norberg-Schulz começa o texto separando dois fenômenos com diferentes significados: os fenômenos concretos e os não tangíveis, sendo os primeiros os componentes do lugar e o lugar um fenômeno qualitativo. O autor então mostra como a arquitetura não se deve ater a pensamentos científicos já que o lugar é uma experiência mutável de espaço para espaço. A solução é a fenomenologia, sem abstrações ou construções mentais, como poesia. Além disso, o Norbergh-Schulz exemplifica essa parte com uma poesia e Trakl onde ele sai da descrição de um espaço genérico para uma situação concreta, desvendado sentidos.
Logo em seguida, o autor recorre a filosofia com Heidegger distinguindo o céu e a terra (horizontal e vertical) de forma que conseguimos ver que o homem transforma a terra em seu interior e ela possui uma identidade peculiar, com um espírito e termos qualitativos. Também aborda as construções do homem onde se definem como assentamentos que possuem a propriedade de concentração e cercamento, ou seja, pontos focais. Por fim, trata a essência do lugar o verdadeiro caráter dele, determinado por como as coisas são.
Partindo para o estudo da estrutura do lugar, Norbergh-Schulz analisa pelas categorias de espaço e caráter, já que os dois são interdependentes. Começando pelo espaço, a literatura não possui definições satisfatórias, fazendo com que o autor recorra a outros autores com diferentes abordagens chegando ao Paolo Portoghresi, que conceitua o espaço como um sistema de lugares que se aproxima a afirmação de Heidegger. Para então, chegar a relação do assentamento e paisagem (se relacionam como figura-fundo) e chegando a configuração do espaço como algo central que possui diferentes graus, ritmos e direções. Todos esses princípios são ligados aos princípios de organização.
“A arquitetura usa a geometria para tornar patente um sistema geral de grande abrangência, como uma ilação de ordem cósmica”. (Norbergh-Schulz, pág. 450)
Ponto importante é a definição de caráter. Todos os lugares possuem um caráter que é determinado pela constituição material e formal desse lugar. Cada área possui seu caráter e certas ramificações. O caráter é parte é uma parte da realização técnica de construção que é feia o lugar em junção de suas articulações formais
Os lugares em si, se relacionam com o homem de 3 formas: visualização, construção ou reunião e simbolização. Esses são aspectos que giram em torno do habitar de um lugar, no sentido da existência, depende desses 3 itens. Ou seja, o lugar precisa desses itens para fazer com que o significado dele esteja aparente para o observador. Não necessariamente essa estrutura tem que ser fixa para sempre, mas se adaptada de forma que o espaço possa ter diversas utilidades.
...