O Formulário de Revisão: Qualidade Técnica
Por: guilhermehe • 22/11/2021 • Trabalho acadêmico • 850 Palavras (4 Páginas) • 118 Visualizações
Formulário de Revisão:
Qualidade Técnica:
- Em uma primeira análise, no tocante à qualidade técnica – escrita, relevância e resultados – podemos observa que, tendo em vista o demasiado desenvolvimento tecnológico, a abordagem de tal projeto desenvolvido e apresentado pelo o artigo é de uma excelsa relevância. No que se refere aos resultados e escrita podemos contestar que de fato ele se apresenta numa escala satisfatória, pois o mesmo consegue cumprir seu fito de abordar e apresentar um assunto específico já que, com o auxílio da explicação da sua linguagem técnica, ele consegue se fazer entender diante de diversos públicos- mesmo aqueles que não fazem parte da área- e dessa maneira ele apresenta sua tese de uma maneira simples. Observado o supracitado, é possível dirigir uma nota 5 (cinco) neste espaço.
Apresentação do Artigo:
- Em segunda análise, podemos evidenciar que a apresentação do artigo quanto à estrutura e escrita se dá de uma maneira bem organizada. Logo de início, na introdução, os pesquisadores buscam salientar da onde vem a necessidade de se abordar este determinado assunto, dessa forma eles buscam justificar os motivos da exposição evidenciando a demanda cada vez maior de formas de didáticas não-triviais para se transmitir o determinado conteúdo . A partir disso é possível notar a relevância do mesmo para todo o cenário acadêmico. Doravante, no tópico 2, ele se preocupa em explicar o que é o gerenciamento de projetos de software (GPS) para que o leitor consiga obter um arcabouço teórico para se compreender a finalidade dos três jogos por ele apresentados. A vista disso, podemos notar que a estrutura do texto é bem articulada e fornece os requisitos básicos para a compreensão do objeto de estudo. Isto posto, é possível atribuir uma nota 5 (cinco) a este tópico.
Resumo do Artigo:
- Em outro plano, é fácil perceber que o título do artigo faz jus ao conteúdo abordado. Nessa vereda, os pesquisadores mostram que ao observar a complexidade do gerenciamento de projetos, hoje em dia, num cenário moderno e com uma tecnologia consideravelmente bem desenvolvida, há uma alta demanda por formas de ensino não-triviais e que busquem facilitar o entendimento do conteúdo. Então, com base na demanda, os jogos se apresentam como a solução, afinal é uma forma divertida e prática de se aprender. Para melhor se compreender a instrumentalidade do auxílio dos jogos no ensino de gerenciamento de projetos de software, os autores do projeto científico se debruçam a explicar o que são os GPS, como se dá a sua função e aplicação no campo prático.
Em seguida nos é apresentado que os métodos comuns utilizados no campo acadêmico são insuficientes para uma satisfatória aprendizagem e entendimento do GPS, pois para um gerente de projetos não basta apenas o entendimento teórico, ele também tem a necessidade de um entendimento prático, assim é necessário que haja a implementação de experiências práticas no ensino. Com base nessa problemática, o artigo nos apresenta três jogos, o Planager, o X-MED v1.10 e o Scrumming, dois desenvolvidos pela PUCRS e outro no LQPS da UNIVALI. Dando continuidade, os pesquisadores buscam elucidar as particularidades de cada jogo e o que ele tem para oferecer aos alunos. O Planager foi desenvolvido para apoiar o ensino de conceitos de gerência de projetos com foco na didática e não tanto na necessidade de decorar conceitos. O Scrumming, por sua vez, é um jogo educacional que simula o uso de práticas do Scrum e que busca suprir as necessidades encontradas no ensino de métodos ágeis para gerenciamento de projetos. Já o X-MED v1.0 tem a proposta de apresentar conceitos de medição, assim como ensinar a competência de se aplicar conhecimento de medição. Por fim, o artigo se resume divulgar a criação dos jogos e sua necessidade dentro da academia.
...