O Movimento Antropofágico
Por: Juliano Botega • 20/8/2018 • Trabalho acadêmico • 512 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS/CEFET-MG
ISA MARA
LETÍCIA LOUTEIRO
MARCO ANTONIO GAMA
MICHELI
SARAH CARVALHO
TATHIANA PENHA
TRABALHO DE ARTES
(MOVIMRNTO ANTROPOFÁGICO)
NEPOMUCENO
2018
O Movimento Antropofágico foi uma corrente de vanguarda que deu marco a primeira fase chamada modernista no Brasil. Esse movimento era liderado por Oswald de Andrade e também por Tarsila do Amaral, tinha como principal finalidade criar uma cultura de caráter nacional, ou seja, repensar a dependência cultural brasileira.
Oswald quando começou o desenvolvimento do manifesto, utilizou teorias de diversos autores e pensadores mundiais, como Freud, Marx, Breton, Francis Picabia, entre outros. Com a junção destas várias ideias, ele desenvolveu um movimento com características dos primórdios da formação cultural brasileira: a combinação das culturas indígena, africana e da cultura latina, formada pela colonização dos europeus. Ou seja o autor conta de forma metafórica a História do Brasil, como “idade de ouro” a época do Brasil não colonizado, com sua própria língua e cultura.
Mesmo tentando resgatar a cultura primitiva, ele de alguma maneira promove a assimilação com outras diferentes culturas. Além disso, Oswald, não discorda que é preciso absorver cultura de outros lugares, mas é preciso ter um certo cuidado, pois podemos absorver coisas desnecessárias e também, adquirir muitos fragmentos de culturas exteriores.
Uma das propostas desse movimento era de incorporar outras culturas sem copia-las. O Manifesto foi um marco brasileiro, pois não somente mudou a forma do brasileiro de encarar o fluxo de elementos culturais do mundo, mas também colocou em evidência a produção própria, a característica brasileira na arte, ascendendo uma identidade tupiniquim no cenário artístico mundial. A marca mais famosa desse movimento é o quadro de Tarsila chamado Abaporu, um presente dela para seu marido Oswaldo de Andrade.
Sobre os artistas:
Começou por Tarsilia do Amaral pois sua obra "Abapuru" é a principal obra do movimento, e seu marido Oswald de Andrade. Tempos depois, as ideais ganharam forças junto com Menotti del Picchia e Mário de Andrade, e, além da literatura, as ideias desse movimento influenciaram as artes plásticas o que destaca a pintora Anita Malfatti e o escultor Victor Brecheret.
Principais obras:
[pic 1]
Resumo da obra: Abaporu, de 1928, por Tarsila do Amaral. O nome da obra, de origem indígena, significa "homem que come carne humana", recordando histórias de monstros que comiam gente, contadas por mulheres negras em sua infância.
[pic 2]
Resumo da obra: O elemento sapo já foi um assunto de outro quadro de Tarsila, A Cuca de 1924.Só que neste quadro o sapo é o personagem principal em mundo cheio de fantasias.Com seu olhar ingênuo e alegre para a entrada do grande túnel, com cactos plantados acima. O que mais intriga é a sombra da luz vindo por trás do sapo onde o ilumina, mas não igual as plantas acima. Alias a iluminação de cima é bem diferente da iluminação de baixo. Devaneios de Tarsila.
[pic 3]
Resumo da obra: Nessa obra chamada A Lua podemos ver elementos da natureza tal como o cacto e a lua pintados de forma mais estilizada. Assim como o resto da composição, como o céu e a planície que parecem sonhos e devaneios de Tarsila.
...