O PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Por: Guilherme Fernandes • 9/11/2021 • Projeto de pesquisa • 1.200 Palavras (5 Páginas) • 291 Visualizações
LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
GUILHERME FERNANDES DE BRITO – 2048905
POLO SP MORUMBI
2020
GUILHERME FERNANDES DE BRITO
PROJETO DE TRABALHO
APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado á Universidade
Paulista – UNIP INTERATIVA, referente
ao curso de Artes Visuais – como um dos
requisitos para a avaliação na disciplina
de cunho prático.
SÃO PAULO
2018
SUMÁRIO
⦁ INTRODUÇÃO
⦁ OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
⦁ DESENVOLVIMENTO
3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
3.2.1 AMBIENTES E PÚBLICO ALVO
3.2.2 DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
3.2.3 PROPOSTAS DE AÇÃO
⦁ AVALIAÇÃO
4.1 RESULTADOS ESPERADOS
⦁ CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
⦁ INTRODUÇÃO
Atualmente, cursos extracurriculares tem um peso muito grande na intrudução do jovem no mercado de trabalho. Um curso de línguas ou informática agregam muito ao currículo e pode ser a chave para a contratação. Mas normalmente, são cursos caros e sabemos que não são todas as famílias que podem ter acesso a esses lugares, as escolas não recebem investimentos para oferecer algo a mais, oque acaba excluindo muitas pessoas de terem acesso a um conhecimento que pode acarretar em uma melhoria de qualidade de vida. É dentro dessa perspectiva que surge a proposta deste projeto de integração entre a E.E Professor Lourival Gomes Machado e a Liga Solidária, estado de São Paulo.
⦁ OBJETIVO GERAL
Ampliar o leque de conhecimentos dos alunos, incentivá-los a buscar fontes de aprendizado inovador em uma educação de qualidade. Dar acesso a jovens da periferia à cursos que normalmente teriam que pagar, agregando pontos positivos no seu currículo e tornando a jornada da introdução ao mercado de trabalho mais fácil.
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
⦁ Ensinar novas habilidades a esses jovens
⦁ Oportunizar um momento de convivência e encontro entre a escola e a comunidade
⦁ Redução das desigualdades
⦁ Educação de qualidade dentro e for a da escola
⦁ DESENVOLVIMENTO
3.1 Revisão Bibliográfica
O programa é uma parceria entre a E.E Professor Lourival Gomes Machado e a Liga Solidária que conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo.
A taxa de desemprego entre os jovens segundo o IBGE é de 27,1%
Os dados também mostram disparidade entre as pessoas que autodeclararam sua cor para o IBGE. A taxa entre os brancos ficou em 9,8%, bem abaixo das pessoas pardas (14%) e pretas (15,2%).
Do total de desempregados no Brasil, 32% são jovens e isso corresponde a 4,1 milhões de pessoas que estão à procura de emprego nesta faixa etária.
As razões para esses números exorbitantes são diversas, entre elas está a grande exigência do mercado de trabalho por experiências e qualificações na área onde se está procurando trabalho. - Camila Falcão (Universidade Metodista de São Paulo)
Os jovens constituem um dos grupos mais vulneráveis do Brasil. A desocupação e a subutilização trazem para eles um sentimento de profunda frustração e desânimo. Para os pais, uma sensação de fracasso e impotência. Para a sociedade, um desperdício de energia e perda de receita para a Previdência Social. Ou seja, o desemprego prolongado dos jovens tem consequências altamente negativas que podem se estender por toda uma geração. - José Pastore (Sociólogo e professor)
3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
3.2.1 Ambientes e Público alvo
O projeto foi elaborado dentro do ambiente educativo não escolar. Sendo a Liga Solidária para elaboração das atividades pedagógicas envolvendo os alunos do ensino médio, principalmente os adolescentes do colégio E.E Professor Lourival Gomes Machado, sendo as atividades desenvolvidas no turno inverso das aulas dos estudantes.
⦁ Colégio E.E Professor Lourival Gomes Machado localizado na Estr. Santo Amaro, 55 - Jardim Arpoador, São Paulo - SP, 05544-000
⦁ Liga Solidária
...