O Projeto Feira de Ciências
Por: Daiane Menezes • 25/8/2020 • Tese • 965 Palavras (4 Páginas) • 219 Visualizações
[pic 1]
BRUNA TIYOKO INAHARA
DAIANE DE MENEZES DANTAS
LETICIA MARIA DA SILVA
PROJETO FEIRA DE CIÊNCIAS
MATERIAIS NÃO ESTUTURADOS ELEMENTOS DA NATUREZA
[pic 2]
[pic 3]
São Paulo
2019
BRUNA TIYOKO INAHARA
DAIANE DE MENEZES DANTAS[pic 4]
LETICIA MARIA DA SILVA
[pic 5]
PROJETO FEIRA DE CIÊNCIAS
MATERIAIS NÃO ESTUTURADOS ELEMENTOS DA NATUREZA
Projeto apresentado ao Curso de Pedagogia da Instituição Centro Universitário Anhanguera de São Paulo - Vila Mariana para matéria de Ensino da natureza e da sociedade na Educação Infantil ministrada pela Prof. Dra. Márcia Cristina Polacchini de Oliveira.
São Paulo
2019
Sumário
Sumário 3
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 4
3. JUSTIFICATIVA 4
4. PROCEDIMENTO 5
5. RECURSOS 7
6. AVALIAÇÃO 8
REFERÊNCIAS 9
- INTRODUÇÃO
Você já ouviu falar em SLIME? A palavra tem origem na língua inglesa e significa algo pegajoso ou viscoso. Ou seja, SLIME nada mais é que uma massinha de modelar caseira!
Juntar os ingredientes, ver a alquimia da mistura e assistir a mágica acontecer é o que deixa tudo mais divertido!
Fazer a própria SLIME além de exercitar a paciência, estimula a imaginação e contribui para diminuir o consumismo, incentivando a prática de atividades manuais!
- OBJETIVOS
O objetivo do projeto é trabalhar de forma a dar continuidade no avanço do desenvolvimento das diferentes dimensões humanas, desenvolvendo assim atenção, concentração e coordenação, compartilhando um espaço de expressão com crianças e adultos, por meio de culinária e desfrutando de momentos lúdicos e de muita imaginação
- JUSTIFICATIVA
O projeto foi pensado para crianças do ensino Infantil I e II abarcando idades entre 04 e 06 anos. Na Educação Infantil as brincadeiras com massinha de modelar fazem parte do cotidiano das crianças, visto que contribuem com diversas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento onde agem de maneira independente com confiança em suas capacidades e reconhecendo suas conquistas e limitações. Geralmente as crianças brincam com massinha em pequenos ou grandes grupos, ampliando as relações interpessoais, e desenvolvendo atitudes de participação e cooperação o que possibilita a interação e momentos de imaginação e criatividade entre elas. Destacamos ainda a possibilidade de coordenação das habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses em situações diversas expressando-se livremente por meio de desenhos, pinturas e da percepção de formas, cores, esculturas, textura criando produções bidimensionais e tridimensionais. Através desta atividade as crianças podem observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos desenvolvendo fenômenos naturais e artificiais, manipulando medidas e usando as múltiplas linguagens em diferentes suportes, foi pensando em trazer novos elementos para enriquecer as brincadeiras com massinha, que elaboramos esse projeto.
- PROCEDIMENTO
Duração das atividades
As atividades deverão ser desenvolvidas em 2 momentos, não necessariamente consecutivos, com duração aproximada de 40 minutos cada.
Primeiro Momento: Vamos fazer massinha?
Materiais: panela, colheres, bacia, copo, ingredientes da massinha.
Duração: 40 minutos
Organize um espaço onde as crianças consigam se movimentar facilmente e onde os materiais a serem utilizados no preparo da receita, fiquem expostos ao alcance das mesmas para manusear os ingredientes e acompanhar o preparo e a confecção das massinhas por elas. Provoque as crianças sobre o que acham que precisam para fazer à tão já conhecida massinha de modelar e, em seguida, vá apresentando os ingredientes que serão utilizados. Depois comece a questionar como fazer a massinha com aqueles ingredientes, e então, mediada pelos adultos, as crianças vão aprendendo como prepará-la, e ajudando nesse preparo. Cada um pode colocar os seus ingredientes (uma colher de trigo ou sal, por exemplo). Após colocarem todos os ingredientes e misturá-los é hora de misturar a massa. Essa etapa deve ser feita acompanhada mais de perto pelo professor, que assim que perceber que a massa já está no ponto, pode ir finalizando entre as crianças para que possa brincar com a mistura.
...