O Resumo Enigma de Andrômeda
Por: Nixing • 20/9/2019 • Resenha • 673 Palavras (3 Páginas) • 391 Visualizações
Resumo Andrômeda Strains
O filme começa de forma misteriosa, com um grupo de autoridades de segurança americana que, ao tentar recuperar o satélite Scoop que cai numa pequena cidade rural americana fictícia conhecida como Piedmont, dão de cara com uma cidade fantasma repleta de cadáveres. Com a suspeita de uma possível infestação biológica, a única solução acaba sendo contatar a equipe científica de Wildfire, composta por diferentes cientistas (Dr. Jeremy Stone, o líder da equipe, Dr. Mark Hall, o cirurgião, Dr. Charles Dutton e Dra. Ruth Leavitt, ambos cientistas especializados em microbiologia).
O dr. Stone e o dr. Hall, ao observarem os corpos na cidade quando vão procurar o satélite, testemunham que o vírus é capaz de transformar sangue em pó. Acabam encontrando uma criança e um velho, os únicos sobreviventes, que são levados para o centro biológico para serem observados.
Na Base de Wildfire, eles passam por cinco níveis de descontaminação e imunização com o objetivo de tornar seus corpos cada vez mais mais estéreis e isolados biologicamente de possíveis contaminantes para conseguirem lidar com os pacientes e com o organismo responsável pelas mortes de forma a causar o menor impacto biológico possível, para então começarem o seu trabalho.
Um detalhe relevante é quando o dr. Stone determina um plano próprio para lidar com o organismo: primeiro lidando com a detecção (ao investigar se há a presença real de um microorganismo, onde se encontra), depois a caracterização (investigando como o microorganismo funciona e qual a sua estrutura biológica) e, por fim, como contê-lo e exterminá-lo.
A sugestão do dr. Stone se trata de uma simplificação da metodologia científica que é observada no filme. A metodologia científica é caracterizada por diferentes etapas para se chegar ao objetivo final de chegar a um resultado que seja capaz de ser generalizado e afirmado. É possível observarmos que os cientistas da equipe de Wildfire utilizam do método científico em diversas partes da trama.
O primeiro passo do método científico é a própria observação, o que é retratado no filme quando, ao observarem o satélite Scoop com câmeras de alta precisão, dr. Stone e dra. Leavitt se deparam com o organismo microscópico esverdeado responsável pelas mortes e, após notarem o seu anormal crescimento, o batizam de Andrômeda. Após mais observações sucessivas, notam que Andrômeda é capaz de causar a morte em animais mamíferos de forma quase instantânea.
Já no segundo momento, é estabelecido que o cientista deve elaborar perguntas sobre o material coletado. Isso é observado quando os cientistas se questionam da estrutura biológica do material encontrado. O terceiro momento é constatado quando, em busca das respostas para as perguntas anteriores, o vírus é estudado através de um microscópio de elétrons, além de utilizarem culturas do vírus em vários meios diferentes em busca de tentar descobrir como ele cresce e se propaga, além da coleta de sangue dos dois sobreviventes. Dr. Hall formula a teoria de que o velho e o bebê não morreram porque a acidez no sangue de ambos estava incomum: muito ácida no sangue do homem velho por beber demais e muito alcalina no sangue do bebê por chorar demais, implicando que Andrômeda só seria capaz de viver numa certa faixa de ph sanguíneo.
...