OS DANÇAS POR REGIÃO
Por: EvandroSukynho89 • 29/2/2016 • Trabalho acadêmico • 1.103 Palavras (5 Páginas) • 225 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
5º/6º SEMESTRE – Turma B - NOTURNO
ATPS TEORIA E PRÁTICA DE DANÇAS E RITMOS
Profª Maritza
“A DANÇA e seus ESPAÇOS.Os ESPAÇOS e PASSOS de quem DANÇA”
Carlos Moacir Holz – RA: 7091585554
Caroline Pureza – RA: 7474681410
Evandro Luis Schneid – RA: 7422675901
Gabriel Medeiros Xavier – RA: 7476688136
Jocimar Teixeira Nunes – RA: 7297602456
Vera Scherdien – RA: 7477697198
PELOTAS, 08 DE OUTUBRO DE 2015
A DANÇA e seus ESPAÇOS. Os ESPAÇOS e PASSOS de quem DANÇA
A dança é uma das formas de expressões mais antigas nas diferentes culturas que passou de ritual para manifestação da elite social e segue em constante evolução. As danças constituem uma das mais belas expressões da cultura de um povo, de uma região, enfim de um país, e, vem acompanhando o ser humano desde o início dos tempos, através de sua história.
A dança no espaço escolar busca o desenvolvimento não apenas das capacidades motoras das crianças e adolescentes, como de suas capacidades imaginativas e criativas. Na dança, o corpo expressa suas emoções e estas podem ser compartilhadas com outras crianças que participam de uma coreografia de grupo.
É fundamental que a Dança na escola se realize através de um professor que não seja o impositor de técnicas e conceitos, mas o fomentador das experiências, o guia que orienta os alunos para uma descoberta pessoal de suas habilidades. Nós como educadores temos que estar atentos ao processo pedagógico escolar, que não deve apenas ensinar a ler e escrever, mas um profissional visionário, que não se limita a sua área de atuação, integrados e interessados no mundo que nos cerca, buscando a formação de seres culturais, atentos às questões sociais, a diversidade, a natureza, a educação e às relações humanas.
Realizamos um trabalho de pesquisa visando mapear as manifestações de dança na cidade de São Lourenço do Sul. Encontramos diversos grupos, de diferentes estilos musicais e intenções. Alguns por lazer e o prazer da dança, outros para cuidar do corpo e da saúde.
À seguir, seguem os nomes dos grupos e locais de ensaio.
[pic 2] |
[pic 3] |
GRUPO DE DANÇAS FOLCLÓRICAS ALEMÃS SONNENSCHEIN
Dentre os grupos estudados, escolhemos o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein para a realização de um estudo mais detalhado, por se tratar de um grupo que visa manter viva a história da colonização Alemã-Pomerana do município.
No ano do centenário da emancipação política de São Lourenço do Sul, procurou-se um evento que pudesse congregar toda a população do município e ainda despertar o interesse dos municípios vizinhos, incentivando-os a visitar e conhecer o município. Surge a idéia de realizar o primeiro Festival do Folclore Teuto e Gaúcho.
Chega-se a conclusão que um município cujas raízes estão na imigração alemã e que se propõe a ressaltar a cultura de seus antepassados e preservar as tradições, não poderia trazer de fora um grupo de danças germânicas. Procurou-se despertar nos jovens e crianças de São Lourenço do Sul o amor às tradições, o orgulho de sua origem, o sentimento de pertencimento a história do município.
Em seu histórico do Grupo Sonnenschein a Professora Soleni Heiden diz que “somente é feliz o povo que sabe perpetuar na posteridade os usos e costumes de seus antepassados”. E ressalta que “um povo que conhece seu passado e é consciente de sua responsabilidade, é um povo imortal”.
Nessa linha de pensamento a Professora Soleni Heiden dedicou-se a tarefa de criar um grupo folclórico de danças alemãs para se apresentar no Festival de Folclore Teuto e Gaúcho. Após muito trabalho, funda-se em 25 de agosto de 1983, um pequeno grupo de seis pares que orgulhou e emocionou a todos aqueles que se fizeram presentes no Ginásio de Esportes Nedilande Vargas Corrêa na noite de 17 de novembro de 1983, num tributo a São Lourenço do Sul.
...