OS MOVIMENTOS DE GINÁSTICA RÍTMICA
Por: dyagni • 15/10/2018 • Trabalho acadêmico • 833 Palavras (4 Páginas) • 426 Visualizações
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
MOVIMENTOS DE GINÁSTICA RÍTMICA
MANAUS/ AM
2018
CURSO DE FISIOTERAPIA
MOVIMENTOS DE GINÁSTICA RÍTMICA
MANAUS/ AM
2018
1. INTRODUÇÃO
A ginástica rítmica é um esporte em que as ginastas devem executar uma série que combina elementos corporais e de dança com o uso de um dos cinco aparelhos: arco, bola, corda, fitas e maças. Nos Jogos Olímpicos, a competição é disputada apenas por mulheres, nas categorias individual e em conjuntos. Na disputa individual, as ginastas apresentam quatro séries, uma com cada aparelho estabelecido para a competição; na disputa em conjuntos, cinco ginastas apresentam uma série com um aparelho e uma série com a combinação três mais dois. Uma banca de arbitragem estabelece a pontuação das atletas com base na dificuldade da série, na sua execução e no seu conteúdo artístico.
A nota de dificuldade depende dos elementos que compõem a série; a nota de execução depende da forma como o ginasta efetivamente realiza os movimentos e a manipulação dos aparelhos, com base na beleza artística, na música e na sincronia das ginastas.
Para cada um dos aparelhos de apresentação, são estabelecidos grupos corporais obrigatórios que devem compor a série (como saltos, rotações e equilíbrios) e tipos específicos de manipulação do aparelho (como lançamentos e recuperações, balanceios e movimentos em oito). Durante a apresentação dos exercícios, as ginastas devem buscar utilizar todo o tablado e usar os aparelhos como se fossem uma extensão do próprio corpo. Caso a ginasta saia da área de apresentação durante a série ou lance o aparelho para fora da área delimitada, ela recebe dedução em sua pontuação.
A ginástica rítmica integra a competição olímpica na categoria individual desde Los Angeles 1984 e, em conjuntos, desde Atlanta 1996.
2. MOVIMENTOS
Os chamados elementos corporais são a base dos exercícios individuais e de conjuntos, que podem ser realizados em varias direções, planos, com ou sem deslocamento, em apoio sobre um ou dois pés e coordenados com movimentos de todo o corpo. Andar, correr, soltar, saltitar, balançar, circundar, girar, equilibrar, ondular, lançar e recuperar são elementos corporais obrigatórios e acompanhados por estimulo música.
Esses movimentos básicos, no entanto, unem-se a outros, de acordo com o equipamento específico utilizado na apresentação como, por exemplo:
Corda: Este aparelho pode ser de sisal ou sintético. Seu comprimento varia de acordo com o tamanho da ginasta. O exercício corporal predominante no aparelho corda é o salto.
Arco: Feito de madeira ou plástico, o aparelho Arco mede de 80 a 90 centímetros de diâmetro e pesa no mínimo 300 gramas. Não há um exercício corporal predominante para este aparelho, porém, deve haver um equilíbrio entre os exercícios apresentados como o salto, equilíbrio, pivots, flexibilidade e ondas (Movimentos que está mais abaixo detalhado).
Bola: Feita de borracha, a bola de GR deve ter de 18 a 20 centímetros de diâmetro externo e pesar 400 gramas no mínimo. As ginastas devem realizar exercícios que incluem ondas, círculos, giros, lançamentos e capturas.
Maça: Feita de madeira ou material sintético, a maça tem de 40 a 50 centímetros de comprimento e pesa 150 gramas. Sua cabeça deve ter, no máximo, 3 centímetros. Os exercícios predominantes do aparelho são os balanços, círculos, batidas rítmicas, moinhos, lançamentos e capturas. Cada atleta faz o uso de duas maças para a realização do exercício.
Fita: Feita de cetim, a Fita tem largura de 4 a 6 centímetros e 6 metros de comprimento. Seu peso é de 35 gramas e possui uma vareta de madeira ou material sintético com diâmetro máximo de
...