PLANO DE ENSINO DE ACORDO COM O CURRÍCULO PAULISTA
Por: CRISFAUSTINO • 27/5/2020 • Abstract • 1.170 Palavras (5 Páginas) • 671 Visualizações
PLANO DE ENSINO DE ACORDO COM O CURRÍCULO PAULISTA
2020
E.E JOSÉ VIRANDA
DIRETORIA: ELSA ERMINIA SAVOLDI VENANCIO
ELIANA
COORDENADOR: RICARTE ALVARES
PROFESSORAS: -ALESSANDRA NASCIMENTO FERNANDES FIGUEIRA
-CRISTIANE FAUSTINO PEREIRA
- EDMA
-VIVIANE BRAZ LIMA
DISCIPLINA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
TEXTO INTRODUTÓRIO DA DISCIPLINA:
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. A disciplina visa propiciar ao aluno utilizar tecnologias de forma autoral, maior fluência, responsabilidade e amplitude na comunicação ao acessar, produzir e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas e Refletir de forma crítica sobre a cultura digital e os impactos da tecnologia nos indivíduos, no mundo do trabalho, na sociedade e no meio ambiente.
O ser humano sempre buscou maneiras de ultrapassar seus obstáculos e assim, foi desenvolvendo diversos instrumentos para sanar suas necessidades. Podemos citar como exemplo a descoberta do fogo, a invenção da roda, das máquinas a vapor, até chegar ao uso das tecnologias digitais como ferramentas que auxiliam no desenvolvimento e na participação social. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), assim como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), são compreendidas como um conjunto de equipamentos, programas e mídias que utilizam aplicações tecnológicas, abrangendo os sistemas operacionais, a internet e suas redes.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA DISCIPLINA:
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
OBJETIVOS GERAIS:
-Utilizar tecnologias de forma autoral.
- Maior fluência, responsabilidade e amplitude na comunicação ao acessar, produzir e disseminar informações.
- Produzir conhecimentos e resolver problemas.
-Refletir de forma crítica sobre a cultura digital e os impactos da tecnologia nos indivíduos, no mundo do trabalho, na sociedade e no meio ambiente.
- Utilizar a tecnologia de maneira significativa, reflexiva e ética.
- Aproximar o currículo, as práticas e o cotidiano da escola de sua realidade e de seus interesses.
- Ampliar, diversificar e/ou aprofundar conteúdos e habilidades de um ou mais componentes curriculares do Currículo Paulista.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Propiciar ao aluno criação de textos digitais, rádio digital, mídias digitais, etc
-Incentivar o uso das mídias digitais e internet
-Conscientizar a utilização adequada das redes sociais e instrução sobre fake News e suas consequências
-Desenvolver o exercício da empatia e capacidade de resolução de conflitos evitando o cyberbulling
UNIDADES TEMÁTICAS:
- Tecnologias digitais da comunicação e informação: pensamento computacional, Criatividade, remix e propriedade intelectual, acesso, Segurança de dados e Veracidade da Informação; · TDIC, especificidades e impactos.
-Letramento digital: Cultura e cidadania digital, mídias digitais e linguagens midiáticas, apropriação tecnológica e especificidades das TDIC e das mídias.
-Pensamento computacional: Incentivar o desenvolvimento do pensamento computacional através da sistematização, representação, análise e resolução de problemas, alinhados às expectativas do mundo e cultura digital,
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
- Criar boa expectativa em relação a sua capacidade de interação com as tecnologias digitais,
-Compreender que as tecnologias podem ser utilizadas de forma plugada e desplugada.
- Despertar consciência de cidadania digital e suas implicações,
- Aprender a exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza, utilizando a tecnologia para alcançar esses fins.
Analisar o fenômeno da desinformação, refletindo sobre motivações, interesses em jogo e sobre suas formas de manifestação: fake news, firehosing, deep fake, pós verdade, conteúdo patrocinado não identificado, dentre outros e proceder a denúncias quando for o caso
Construir objetos usando equipamentos de fabricação digital, mobilizando conceitos de física, de engenharia e arte.
Realizar investigação usando princípios e metodologias de pesquisa sobre uso de sistemas (Arduino) e equipamentos de fabricação digital
DIRETRIZES CURRICULARES :
-Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual -motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
...