PONTUAÇÃO ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS
Por: marciarosa1999 • 3/2/2021 • Relatório de pesquisa • 513 Palavras (3 Páginas) • 166 Visualizações
ANDRÉ ALVES VIEIRA
ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS
PROFESSOR FORMADOR EAD. WELLINGTON FERREIRA NASCIMENTO
COSTA RICA -MS
2019
1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PROJETOS
- Identifique os conteúdos presentes em um projeto e explique as três características essenciais do mesmo.
- Descreva as fases do estágio do ciclo de vida de um projeto e se o mesmo terá viabilidade social e econômica.
- O trabalho deve conter de 01 a 03 páginas, contando a partir da introdução.
- Não será aceito plágio (ctrl c + ctrv), pois o trabalho será analisado por um programa de plágio para detectar o mesmo.
Um projeto é a elaboração de uma ideia ou um insight que passará por ajustes até se tornar viável a sua criação. Os projetos surgem de maneira econômica, social ou ambos, e dentro do setor público visa a continuidade da administração e gestação pública para o bem-estar social.
Compreende-se que, apesar do setor público focar na sociedade em si, são necessários projetos que viabilizem a conduta social e econômica dentro da realidade de cada município.
Os projetos dentro do setor público nascem a partir da necessidade de melhoria em determinada área, como por exemplo:
- Saúde
- Transito e transporte
- Meio ambiente
- Cultura, esporte e lazer
- Segurança pública
As três características que definem o projeto são:
- Ser temporário: um projeto deve ter início, meio e fim, bem estipulados e de maneira objetiva, um projeto que não se sabe o tempo de duração torna-se inviável para calcular os recursos necessários e a demanda de pessoal, de capital e de estrutura a ser utilizada.
- Ser único: além de respeitar os parâmetros de seguimento para criação e prototipação de projetos, ele deve ser único em um todo, não uma cópia de outro projeto pois, não se assemelhará à realidade do município e suas questões a serem alcançadas com a elaboração de tal projeto.
- Necessitar de recursos: é necessário fazer um levantamento de custos para saber exatamente o valor a ser gasto neste projeto, bem como será seu retorno financeiro e sua estimativa de execução e elaboração.
Para colocar em prática o projeto é necessário respeitar seu ciclo de vida, assim, pode-se saber exatamente quando iniciar e quando finalizar o projeto, qual o custo com ele, qual a rentabilidade e se, de fato, irá alcançar a missão pretendida.
Início: nessa fase é importante definir a ideia, como será o projeto? O que é o projeto? Como colocar em prática? Qual a finalidade? Missão, visão e valores desse projeto?
Planejamento: no planejamento se define os questionamentos acima e o prazo, bem como os custos financeiros e de benefício que o projeto tem a seguir.
Execução ou produção: nesta fase o protótipo do projeto é executado, e assim, consegue-se visualizar o projeto em ação.
Monitoramento ou acompanhamento: nesta fase do projeto, monitorar e acompanhar significa visualizar os pontos positivos e negativos, bem como as falhas do projeto em si e seu direcionamento estratégico.
Conclusão: nesta etapa, finaliza o projeto, corrige os erros, alinha as incoerências no planejamento estratégico e finaliza a ação, com os resultados pode-se saber o desenvolvimento do projeto.
...