Ppp Pedagogia
Ensaios: Ppp Pedagogia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreia303 • 2/9/2014 • 470 Palavras (2 Páginas) • 288 Visualizações
Os projetos pedagógicos das instituições devem conter propostas de formação elaboradas com a participação de seus profissionais; pensadas, definidas e assumidas coletivamente. Essas estratégias deverão ser diversificas, ou seja, de acordo com cada realidade, embora tenha eixos norteadores. Cabe a cada unidade educacional pensar e propor parcerias a serem feitas com diferentes instâncias de formação.
Para tanto, a gestão das escolas deve ser priorizar o respeito, o diálogo, a democracia, a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e afetividade. Entender a família é tarefa fundamental da proposta político-pedagógica de cada instituição. A família também deve ser envolvida, uma vez que a Educação Infantil, na proposta da SMED/BH, faz parte desta interação com a escola, sendo relevante considerar os princípios de convivência e os espaços coletivos nas instituições. A educação da criança exige conhecimento de sua realidade familiar e comunitária. A família e o poder público compartilham a responsabilidade da educação da criança com as instituições de Educação Infantil. Neste sentido, O envolvimento de amplos setores e segmentos enriquecem o processo de construção dos projetos político-pedagógicos, trazendo elementos para o aprofundamento de pressupostos, referencias e compromissos fundamentais que deverão orientar nossas reflexões e ações. (SMED, 2001, p. 25).
Para assegurar a participação de todos no PPP, é preciso considerar como fatores imprescindíveis:
As relações internas nas instituições educativas devem se dar de forma solidária, cooperativa, responsável e comprometida com os interesses coletivos e com o direito à inclusão de todas as crianças.
63
Deve haver a transparência na aplicação de recursos e a garantia de remuneração, condições de trabalho adequadas e ainda a formação continuada dos profissionais das instituições.
É preciso reafirmar a instituição de Educação Infantil em suas múltiplas relações e articulações como um espaço de vivência coletiva.
É necessário criar condições concretas para que o projeto político- pedagógico se transforme em realidade cotidiana.
A organização de toda a dinâmica escolar deve ser coerente com essa intenção, significando que “pensar tempos e espaços na Educação Infantil, pressupõe que essa organização possibilite a vivência plena da infância”. (SMED, 2001, p. 26).
É também considerada relevante na definição do PPP a relação tempo-espaço escolar, levando em conta o agrupamento das crianças na organização do trabalho educativo. “A infância é um período da vida em que os seres humanos vivem suas primeiras experiências de socialização e construção da própria identidade. Criar vínculos, estabelecer relações de afetividade, perceber a si e ao outro são processos internos extremamente importantes na construção de sua identidade sociocultural e afetiva”. Neste sentido, o planejamento das ações exige por sua vez estrutura física da escola, pois:
O trabalho necessita de condições concretas para um atendimento de qualidade. A materialidade diz respeito à condições objetivas que asseguram a existência e a própria funcionamento cotidiano das instituições. Necessitam
...