Pratica de ensino : Vivência no ambiente educativo
Por: Marivan1090 • 24/4/2016 • Projeto de pesquisa • 582 Palavras (3 Páginas) • 724 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL
PRÁTICA DE ENSINO VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO (PE:VAE)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
PLANO DE AULA- EF II
MARIVAN DOS SANTOS LIMA 1433744
APARECIDA DE GOIÂNIA
2015
ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA- EF II
Tema da aula: Figuras de linguagem Disciplina: Língua Portuguesa
Nível de ensino: Ensino Fundamental II – 9° ano
Tempo de duração de aula: 45 minutos
Conteúdos: As principais figuras de linguagem.
Objetivo: Conhecer os diferentes tipos de figuras de linguagem utilizados para que saiba analisa-las nos textos. Compreender o uso e aplicação desses elementos em meio as obras, para assim identificar os sentidos reais delas. Classifica-las corretamente, para melhor análise textual.
Recursos: Cópias do texto E vem o sol, de João Anzanello Carrascoza, texto Inutilidaes de José Paulo Paes, Tirinhas diversas para análise, quadro branco, cópias da música Carinhoso da Marisa Monte, poema de Camões Amor é fogo que arde sem se ver.
Etapas da aula:
Introdução:
Em um primeiro momento será apresentado a turma o texto de Camões, serão discutidos a forma como ele fala, dando características ao amor. Os alunos serão chamados a avaliar qual dos versos do poema chamam mais sua atenção, qual o motivo, e o como o verso foi entendido por ele. Após a exposição de suas opiniões, falaremos um pouco sobre o uso de algumas comparações parecidas, no nosso cotidiano, para começar o professor perguntará, o que o rapaz quer dizer quando chama uma moça de “meu anjo”, ou quando uma moça diz que um rapaz é muito “gato”, puxando assim o assunto referente ao uso diário de muitas figuras de linguagem, que acabam por tornar-se familiares. Serão indagado sobre esses recursos, se possuem importância dentro de um texto, será que poderíamos entender bem o texto escrito por Camões, levando ao “pé da letra”, ou seja, analisando cada palavra conforme o significado que o dicionário nos apresenta? Artistas podem usar os mais variados tipos de figuras de acordo com cada informação que deseja nos passar, conseguimos captar todas essas variadas formas em meio a leitura?
Desenvolvimento:
1ª Etapa
Após essa breve análise do tema, será apresentado pelo professor a explicação de fato do conteúdo em questão. Explicitando cada um dos tipos de figuras:
- Figuras sintáticas: Comparação, metáfora, catacrese, sinestesia, metonímia, onomatopeia, símbolo.
- Figuras semânticas: Antítese, paradoxo, ironia, perífrase, eufemismo, hipérbole, gradação, prosopopeia.
- Figuras fonéticas: Elipse, pleonasmo, anáfora, diácope, assonância e aliteração.
2ª Etapa
Juntos leremos novamente o texto de Camões, agora com o visão mais crítica a respeito de cada um dos recursos utilizados para efetuar as comparações e explicações a respeito do amor no poema. Serão agora então disponibilizados os outros textos e as tirinhas tragos para análise, com exposição dos alunos a respeito das figuras encontradas, e auxilio do professor para melhor compreensão
...