TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré projeto

Por:   •  3/5/2015  •  Monografia  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE PITÁGORAS

ENGENHARIA MECÂNICA

DESGASTE DE MATERIAL RODANTE UTILIZADO NA COLHEITA MECANIZADA

Teixeira de Freitas – BA

2015

Érica Alves Jardim Paiva

Hiago

DESGASTE DE MATERIAL RODANTE UTILIZADO NA COLHEITA MECANIZADA

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Faculdade Pitágoras como requisito básico para a conclusão do Curso de Engenharia Mecânica.

Orientador (a):

Teixeira de Freitas – BA

2015

SUMÁRIO

 

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO ...........................................

2. JUSTIFICATIVA ..............................................................................................

3. OBJETIVOS ....................................................................................................

3.1 GERAL .....................................................................................................

3.2 ESPECÍFICOS ..........................................................................................

4. METODOLOGIA DA PESQUISA .....................................................................

5. CRONOGRAMA ..............................................................................................

REFERÊNCIAS ...................................................................................................

  1. Introdução

Na década de 30, surgiram os primeiros tratores de esteiras, máquinas pesadas que possuem esteiras responsáveis pelo deslocamento do equipamento, possibilitando aderência e mobilidade sobre terrenos irregulares, possui um divisor de torque projetado para converter a força do motor em capacidade de arraste.  As sapatas ajudam a distribuir o peso sobre uma área maior, reduzindo assim a pressão, o que previne que o equipamento afunde em terrenos arenosos ou argilosos.  Tais características favorecem a utilização desta máquina em áreas com diversos tipos de obstáculos.

Dessa forma, como qualquer outro equipamento ou máquina, o trator de esteira apresenta a perda progressiva de material e está exposto a danos, sendo necessário reparos e peças.

O material rodante é um dos conjuntos que apresentam maior desgaste no trator de esteira.  Diversos fatores influenciam para ocorrência de tal situação são levados em consideração aspectos como: o tipo de solo onde o trabalho está sendo realizado, inclinação do terreno, condições de operação do equipamento, o tempo de trabalho, manutenção, entre outros.

O material rodante é composto por diversos componentes: Pinos, buchas, elos, sapata, roda-guia, roda-motriz, roletes inferiores, roletes superiores e estrutura de fixação.

Dentre os fatores acima citados, o presente trabalho destacará as principais causas do desgaste prematuro de material rodante.

  1. Objetivos

Com este estudo procura-se identificar as principais causas responsáveis pelo desgaste precoce dos componentes do material rodante. Mostrando suas consequências sobre o custo de operação e manutenção.

  1. Objetivos específicos

Reduzir o custo com manutenção.

  1. Justificativa

O material rodante representa aproximadamente 20% ou mais do custo de um equipamento novo e, cerca de 45% a 60% dos custos de reparo e manutenção ao longo da vida útil da máquina. O custo pode ser minimizado com a implementação de boas práticas operacionais. Realizar o acompanhamento do desgaste do material é fundamental para identificar as causas e compreender a importância e implicações de custo de manutenção.

Os roletes estão sujeitos ao maior desgaste nos trabalhos de terraplanagem, enquanto as sapatas deformam mais rapidamente nos serviços em pedreiras. Os tratores se movimentam muito durante as operações, diferentemente das escavadeiras e guindastes, que trabalham praticamente parados. Com isso, o material rodante dos primeiros apresenta desgaste mais acelerado. Com exceção das operações em aterro sanitário, mais severas, as sapatas e roletes atingem uma vida útil média de 3.000 horas, no caso dos tratores, e de 5.000 horas, nas escavadeiras.

Quando identificado um alto nível de desgaste, é preciso identificar se eles foram causados em condições normais ou anormais de operação. 

  1. Referencial teórico
  1. A Mecanização da colheita
  1. Metodologia
  1. Perspectiva dos resultados
  1. Cronograma

[pic 1]

  1. Referencias bibliográficas

ANTRACTOR. Material rodante para trator de esteira. Disponível em: http://www.antractor.com.br/duv.html>. Acesso em: 21 Abr. 2015

FILHO. Joaquim. Material rodante cuidados preventivos evitam perdas produtivas. Disponivel em: http://www.portaldosequipamentos.com.br/equipanews/cont/m/material-rodante-cuidados-preventivos-evitam-perdas-produtivas_8410_42. Acesso em: 21 Abr. 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (47.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com