RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: lllkkk • 19/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.478 Palavras (6 Páginas) • 6.462 Visualizações
Danielle Cristina RA: 6727316338
RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Educação Infantil.
SÃO PAULO – SP
2014
SUMÁRIO
Ficha de Identificação do aluno..................................................................................3
Introdução..................................................................................................................4
Desenvolvimento.......................................................................................................5
Entrevista com o responsável pelo processo de ensino aprendizagem na Escola...6
Plano de Aula.............................................................................................................7
Regência....................................................................................................................8
Considerações Finais.................................................................................................9
Referências Bibliográficas.........................................................................................10
IDENTIFICAÇÃO
Nome do estagiário: Danielle Cristina de Oliveira Velosa
Ra: 6727316338
Curso: Pedagogia
Semestre: 4º (quarto)
Ano: 2014
Início do estágio: 03/10/2014
Término do estágio: 27/10/2014
I – INTRODUÇÃO
O estágio foi realizado em uma escola particular de educação infantil localizada no bairro da Mooca, zona leste de São Paulo, com aproximadamente 100 alunos desde o Berçário (4 meses) até Nível II (06 anos).
A sala onde fiz o estágio de observação são alunos do Nível II, prestes à Alfabetização, é uma sala com 11 alunos, no período da manhã, onde a metade são alunos que ficam no integral a tarde.
A professora da sala é formada em Pedagogia, pós-graduada em Alfabetização e Letramento e leciona há 08 anos na educação infantil.
A sala é calma, prestativa, com fácil assimilação, o sistema usado por eles é sistema anglo de ensino, porém, segundo a professora, só o livro é insuficiente, ela precisa complementar com dois cadernos, além dos Projetos de Filosofia e Datas Comemorativas, haverá uma Feira Cultural onde o tema da escola é a copa do mundo e o país que na sala está estudando é a Itália.
Durante as semanas em que estive em observação, eles aprenderam a junção das vogais e consoantes, trabalharam a importância da água, meio ambiente reciclagem e continhas básicas de mais e menos, pude observar que eles assimilam rápido, questionam o tempo inteiro, sempre suas dúvidas são respondidas, quando há necessidade a professora senta ao lado do aluno para ajudá-lo.
Na sala há um aluno com necessidades especiais e segundo a professora, seu problema é neurológico e afetou uma parte do cérebro na hora do parto, sua coordenação motora e fala é deficiente, ela disse que até o meio do ano ele conseguia escrever e falava melhor, depois das férias com a mudança de medicamentos essa parte ficou mais comprometida, hoje ele não consegue fazer as lições, falar e brincar com os amigos, porém a família é consciente dos fatos.
Há outro aluno diagnosticado com autismo leve nível I que não realizada nenhuma atividades escrita, então a professora deixa quando na sala com brinquedos pedagógicos: encaixe, quebra cabeça, rodas, ele não atrapalha a sala, gosta muito da professora e quando eles mudam de ambiente ele interage bem.
II – DESENVOLVIMENTO
Observação e Interação;
A sala de aula é ampla, onde os alunos são organizados um atraz do outro individualmente formando fileiras de até sete crianças por fileira, as mesas e as cadeiras são adequadas de acordo com o tamanha dos alunos, em forma de losango.
Os recursos utilizados nas aulas, no período de estagio, foram aplicados as atividades com seguintes recursos, jogos, livros didáticos, lousa e giz.
Foram trabalhados os conteúdos números e sistema de numeração, espaço e forma. As aulas foram, organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas.
A atuação da professora e seu desempenho demonstram que ela é uma incentivadora, já que estimulou a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas e das atividades propostas, e também incentivou a socialização e a interação entre eles.
Durante as aulas os alunos colaboram com a explicação do professor, tiram suas duvidas, realizam as atividades propostas, interagem entre si, cooperando e ajudando um ao outro, participam das aulas demonstrando interesse na quilo que é proposto, e executando todas as atividades com facilidade.
A correções foram feitas em conjunto com os alunos na lousa passo a passo, com observações da professora como método de avaliação dos conteúdos ensinados.
No ambiente escolar, a uma maior preocupação com os acidentes, pois por se tratar de um colégio com número maior de crianças com deficiência o cuidado deve ser redobrado, a higienização e a limpeza da escola também é sempre mantida.
Em geral os profissionais são qualificados para se desempenhar suas atividades, desde a diretoria ate os professores, e o colégio possui uma boa estrutura e organização para atender melhor os alunos.
Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola;
Escola Brincando e Aprendendo
Márcia Fritz Simões Moura
Série/Ano: Nível II
As atribuições feitas pela professora são: Semanária, elaboração de feira cultural, reunião de pais, projeto de filosofia, Apostila do Sistema Anglo e cadernos.
...