Resenha "Unos cuantos piquetitos"
Por: Camilla Duarte • 10/7/2017 • Resenha • 298 Palavras (2 Páginas) • 1.579 Visualizações
Unos cuantos piquetitos – Frida Kahlo, 1935
Óleo sobre metal
30 x 40 cm.
Colección de Dolores Olmedo Patiño
Ciudad de México, México
“Unos cuantos piquetitos”, de Frida Kahlo, fala muito sobre a violência contra a mulher. Foi pintado após a notícia de um homem que assassinara a namorada com vinte facadas. Após ser questionado pelo crime, respondeu: “pero sólo fueron unos cuantos piquetitos!” (“mas foram apenas umas facadinhas!”). Frida então resolveu transformar a barbaridade em arte, como forma de manifestar a dor das mulheres que são oprimidas, espancadas, traídas, estupradas e mortas todo dia e contra a nuvem de impunidade que envolve os agressores.
“Unos cuantos piquetitos” faz uma alusão à violência sofrida que sempre é diminuída pelo machismo estrutural da sociedade. “Mas foi só uma piada”, “mas foi só um pózinho que coloquei na bebida dela”, “mas foi só um beijo forçado”, “mas foi só um tapinha”, “mas foi só um elogio que ela não soube aceitar”, “mas foi só 'sexo surpresa'” e quantos outros “mas foi só” que continuam sendo legitimados e aceitos como se fosse algo comum e não um crime.
Faz-se também a ligação dessa pintura com o relacionamento conturbado de Frida e seu marido, o também artista Diego Riviera. Antes de pintá-la, Frida descobriu que ele mantinha relações extra-conjugais com a sua própria irmã, Cristina Kahlo. Desolada, Frida pode ter projetado suas dores na dor da mulher que sofreu feminicídio, como se Diego desse “mais uma facadinha” a cada vez que a traísse e ela estivesse morrendo aos poucos.
A composição do quadro faz com que ele transmita de maneira ainda mais intensa seu recado. A faixa com o título é irônicamente segurada por pombas – animais que deveriam representar o amor. Frida após pintar ainda esfaqueou toda a moldura do quadro, dando a ele um tom de realidade.
...