TRABALHO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS.d
Por: Celso2016 • 1/5/2016 • Projeto de pesquisa • 571 Palavras (3 Páginas) • 328 Visualizações
|
A Educação Inclusiva no Ensino Regular
É de suma importância a inclusão de pessoas com necessidades especiais na Rede Estadual de Ensino. Uma vez que essas pessoas serão incluídas e aceitas por outras no meio onde as mesmas são inseridas. Falar de inclusão requer antes de mais nada aceitação e respeito ao outro por possuir uma certa necessidade especial. São pessoas carentes, que precisam de apoio e solidariedade. Mas antes de mais nada a escola em si; precisa e deve estar sempre preparada para atender a demanda desses educandos. Afinal são pessoas oriundas de um mundo diferente daquelas que ali já estão inseridas no meio escolar. Ao serem recebidas com boas vindas nessas escolas ,as pessoas com necessidades especiais farão amizades, procurarão interagir entre si. Elas com certeza receberão todo apoio de seus colegas e da comunidade escolar. Irão se socializar cada vez mais, repassarão tudo aquilo que elas usufruíram de seus conhecimentos e demonstrarão que ser normal é diferente.
Na educação inclusiva não existe uma receita pronta a ser trabalhada com os alunos portadores de necessidades especiais. O que é preciso ser feito é capacitar os educadores de como eles irão trabalhar com esses alunos. Ou seja, a maneira mais eficaz em como transmitir os seus conhecimentos a esses educandos.Com oficinas, linguagens de sinais, gestos e assim sucessivamente. Mas é preciso que esses educadores tenham boa vontade, interesse e amor ao ensinar os seus alunos.Não acredito que uma solução melhor, seria uma escola especial voltada para essas pessoas com necessidades especiais. Porque todos os seres humanos precisam ter contato uns com outros, saber lidar com as diferenças, saber que somos seres racionais e que estamos em constante evolução e a busca de nosso espaço na sociedade.
A língua de sinais e a oralidade são de suma importância.Mas há muitas controvérsias relacionadas a esses contextos,uma vez que a sociedade em si tanto comunica utilizando a língua de sinais,quanto o método da oralização.Afinal não existe uma regra básica a ser seguida em comunicar as pessoas com necessidades especiais em se tratando de pessoa surda e muda.O método da língua de sinais é primordial para que o aluno aprenda a se comunicar com gestos manuais a outras pessoas.Com esse método mesmo que ele não fale ou escute, mas de certa forma está comunicando naquilo que ele queira compreender com o outro.Já na oralidade,talvez ele não tenha conhecimento sobre a língua dos sinais,mas sabe comunicar oralmente fazendo com que aprenda a dominar o seu idioma nativo;mesmo sem utilizar a linguagem dos sinais.Como a demanda é grande ,seria interessante que o governo ao inserir os alunos a inclusão,montasse um ensino especializado para atender a esses educandos; para que assim todos os educadores pudessem fazer um excelente trabalho mais eficiente e eficaz.
...