Ti Comunicacao
Ensaios: Ti Comunicacao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roseli2012 • 17/4/2014 • 878 Palavras (4 Páginas) • 256 Visualizações
Análise para um sistema de locadora de veículos
Cadastro de Cliente
• Requisitos obrigatório CNH e Maior de 18 anos
• Preencher Formulário
Locação de veiculo
• Tipo de veiculo
Popular
Luxo
Médio
Adaptado para deficientes
Publico Alvo
• Pessoas portadoras de cartões de credito com limite disponível
Regras
• Carro deve ser retira da agencia sempre com tanque completo e devolvido da mesma forma.
• Efetuar uma vistoria antes da retirada e depois na devolução para verificar se o carro esta no mesmo estado de conservação.
Aluguel
• O aluguel será feito somente por diária.
• O cliente devera assinar o contrato antes de retirar o veiculo
2.1 A Engenharia Cognitiva
As abordagens dominantes que têm caracterizado IHC são as de base cognitiva[Preece et al., 1994]. Elas têm raízes comuns com as áreas de psicologia cognitiva,ciência cognitiva e inteligência artificial que estudam a cognição, isto é, oprocesso pelo qual se pode adquirir conhecimento, e aplicam suas teorias nacompreensão das capacidades e limitações da mente dos usuários. Os resultadosdelas são de longe mais numerosos do que os de qualquer outra abordagem
A estratégia das abordagens cognitivas para o apoio ao design
de sistemasinterativos consiste na elaboração de modelos cognitivos genéricos que permitamaos designers
entender os processos cognitivos humanos usados na interação erealizar experimentos ou previsões com estes modelos. A idéia básica é quemodelos cognitivos que descrevem os processos e estruturas mentais (e.g.recordação, interpretação, planejamento e aprendizado) podem indicar parapesquisadores e projetistas quais as propriedades que os modelos de interaçãodevem ter de maneira que a interação possa ser desempenhada mais facilmentepelos usuários. Como estas abordagens adotam uma perspectiva centrada nosaspectos cognitivos do usuário, o design feito com base nelas é chamado de design de sistemas centrado no usuário ( User Centered System Design – UCSD).
Uma das teorias mais conhecidas de design centrado no usuário é a EngenhariaCognitiva [Norman, 1986]. Norman considera que o designer inicialmente cria oseu modelo mental do sistema, chamado modelo de
Design , com base nos modelosde usuário e tarefa (ver seções 3.2 e 3.3). O modelo implementado deste modelode design é a imagem do sistema. O usuário então interage com esta imagem dosistema e cria seu modelo mental da aplicação, chamado de modelo do usuário.Este modelo mental é que permite ao usuário formular suas intenções e objetivosem termos de comandos e funções do sistema. A Figura 2.1 mostra o processo de design na abordagem da Engenharia Cognitiva.
Assim, segundo a Engenharia Cognitiva a meta do designer
é em desenvolver umsistema que permita ao usuário, durante o processo de interação, criar um modelomental consistente com o modelo projetado pelo designer
. Para que isto sejapossível, Norman argumenta que o designer precisa entender o processo atravésdo qual o usuário interage com a interface do sistema e propõe a teoria da ação.
A teoria da ação define que a interação usuário-sistema é desempenhada numciclo-de-ação com sete etapas e dois “golfos” a serem atravessados. Um deles é ogolfo da execução e envolve as etapas de formulação da meta, especificação daseqüência de ações
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