Trabalho de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Por: isadirection1455 • 28/5/2021 • Trabalho acadêmico • 449 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
Universidade Estácio de Sá
25 de novembro de 2020
Departamento: Artes Visuais
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Aluna: Ana Paula Siqueira Barroso
Matrícula: 202001224467
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Prática como componente curricular (PCC)
Introdução:
Esse trabalho tem o intuito de relacionar as conclusões tiradas após a visualização do vídeo “Quando Tudo Começa – Episódio 1”1 e a leitura do artigo “Primeira Infância Primeiro – Por que as crianças de até 6 anos devem ser prioridade nos planos de governo”2, ambos publicados pela “Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal”, com o tema “Desenvolvimento Infantil”.
Desenvolvimento:
O desenvolvimento infantil é uma fase vivenciada por todas as crianças desde o seu nascimento até os 6 anos de idade, esse período também é chamado de primeira infância, e é marcado pelo desenvolvimento e aquisição de habilidades cognitivas, emocionais, motoras e sociais. Isso faz com que esse período se torne muito importante na formação dos indivíduos, pois as experiências vividas nesses primeiros anos irão moldar a formação dessa pessoa no futuro.
Nesse contexto, crianças que possuem uma infância saudável tem mais chances de se tornarem adultos que levam uma vida mais produtiva e satisfatória. Enquanto, crianças que vivenciam situações que envolvem estresse e traumas físicos e/ou psicológicos, como a extrema pobreza, a negligência e a violência, são mais suscetíveis a levarem uma vida mais conturbada.
Desse modo, fica claro que um ambiente familiar saudável é essencial para que ocorra uma boa formação cognitiva e social nas crianças. Porém, a família não é a única responsável pela mesma, outro fator que a influência é o ambiente escolar, que desempenha um papel importante no desenvolvimento intelectual e social durante a infância. As creches, que atendem crianças entre 0 e 3 anos, e as pré-escolas, que atendem crianças entre 4 e 5 anos, ocupam um papel fundamental no desenvolvimento infantil.
Ainda nesse assunto, percebe-se que investir em medidas que garantam a equidade de oportunidades durante a primeira infância não é benéfico somente para as crianças, mas para a sociedade em geral. Pois, pesquisas mostram que investir no desenvolvimento infantil é uma ótima estratégia para combater a pobreza e fazer com que a miséria não se torne hereditária3. Além de ser um das melhores maneiras de combater a desigualdade, pois as classes mais baixas tendem a ter menos oportunidades ao longo da vida, começando pela infância. Por isso, essas medidas não só promovem oportunidades iguais e justiça para a população, mas tem impacto em toda a sociedade, pois influencia na formação de pessoas mais qualificadas tanto socialmente quanto profissionalmente.
Referências Bibliográficas:
1: Vídeo indicado pela descrição do trabalho - https://www.youtube.com/watch?v=DQ4P43dE2Sg
2: Artigo escolhido no site segundo a descrição do trabalho - https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/primeira-infancia-primeiro-por-que-criancas-ate-6-anos-devem-ser-prioridade-planos-governo/
3: Fonte - https://www.unicef.org/early-childhood-development
Referências adicionais: https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/papel-equidade-primeira-infancia-anna-chiesa/
https://minutosaudavel.com.br/desenvolvimento-infantil/
...