TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de arte

Por:   •  16/9/2015  •  Resenha  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

A educação no Brasil na atualidade

A educação nasce quando você transmite a alguém todos os seus conhecimentos, seja quais forem, em que um grupo já desenvolveu a partir de suas experiências de sobrevivência. A educação é essencial para o ser humano, sendo necessária que se transmita para os seus semelhantes,ela tem na sociedade o papel de mostra para o individuo  que os seus interesses só se concretizam através dos interesses sociais,ou seja que sozinho ele não vive.

Com a educação o homem pode se enriquecer mais culturalmente se utilizando de alguns materiais como:livros sendo ela o principal componente do desenvolvimento social,ou seja sem ela as sociedades mais avançadas iriam retornar ao seu estado primitivo e isso não iria demorar muito tempo. Só com a educação não se faz a transformação social precisa além dela da participação das pessoas. Pinto(1986) afirma que a educação acaba reproduzindo os mecanismos o que o capitalismo prega. A educação deve estar sempre em busca da transformação.

 Segundo Gerhardt: uma educação transformadora é aquela em que se trabalha com autonomia, sendo possível se praticar a solidariedade, fazendo se permitir uma auto- reflexão. Sendo entendida como uma pratica de liberdade que desperta na pessoa a capacidade de se tornar mais humano, sendo possível se mudar o sistema escolar, político e social.

A pedagogia apresenta dois estágios da pratica de liberdade segundo Paulo Freire, sendo eles em que o primeiro permite com que a pessoa percebe o estado em que se encontra e se precisar de mudanças pode acaba fazendo. E o segundo reconhece que se precisa de mudanças e ao fazer essas mudanças se torna livre.

O poder político é essencial para a libertação estando fora do alcance do oprimido. Observando-se que as respostas pra tudo isso se encontra na educação. A existência e as origens da humanidade são concedidas com a educação, podendo ser confundida com a origem do próprio homem.

Quando se estuda a educação acaba compreendendo em que a escola como uma instituição não tem como mudar o que já está estabelecido, como por exemplo, a estrutura social. Segundo Gadotti “a força da educação está no seu poder de mudar comportamentos”. ou seja mudar comportamento é mudar a certas posturas,super dogmas onde nesse sentido a educação tem muita força na ideologia.

Uns dos desafios encontrados nos dias de hoje no setor da educação é a mudança da ideologia que se emprega na sociedade, uma alteração da concepção de ensino e do papel da escola enquanto instituição social. Busca-se uma escola que seja democrática,pluralista,que venha valorizar a diversidade frente aos problemas sociais perpassadas pelo educado e educando. Diante dos diversos problemas da sociedade contemporânea como, por exemplo: a desvalorização da profissão, desemprego, violência, desigualdade social, preconceito, a educação tem como papel fundamental de se fornecer o conhecimento, para que as pessoas possam ter a oportunidade de se participar de uma escola que realmente deseja.

A escola que consegue combater todas as formas de exclusão social e que entenda o aluno como ser integral é uma escola democrática. Em que nela se possa ao mesmo  tempo trabalhar a relação da escola com o aluno e também com a família possibilitando a inclusão da família em suas ações. E para que isso ocorra precisamos mudar as visões tradicionais da escola, buscando assim uma escola libertadora em que se valorize a diversidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com