Tributo
Pesquisas Acadêmicas: Tributo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nexxus • 24/3/2014 • 405 Palavras (2 Páginas) • 3.922 Visualizações
Caso Concreto - Servidor estadual ingressa com ação de repetição de indébito contra o Estado respectivo em função de uma retenção na fonte de imposto de renda retido na fonte pelo órgão ao qual pertencia a servidora. O Estado alega ilegitimidade passiva tendo em vista que a competência tributária para legislar sobre o imposto de renda é da União. Comente se procede a alegação do Estado.
Questão objetiva - Na relação abaixo, de transferências intergovernamentais de receitas tributárias, MARQUE as da União para os Estados/DF (1), as da União para os Municípios (2) e as dos Estados/DF para os Municípios (3):
( ) 50% do IPVA;
( ) 20% dos impostos de competência residual;
( ) 50% do ITR;
( ) 21,5% do IPI e do IR para Fundo de Participação;
( ) 25% do ICMS;
( ) 22,5% do IPI e do IR para Fundo de Participação;
( ) 70%do IOF sobre o ouro ativo financeiro ou instrumento cambial.
Caso Concreto - A união através de lei ordinária isenta tributo do Estado sob o fundamento de que deve fomentar o desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte. Comente a legalidade e a Constitucionalidade da referida lei.
Questão objetiva - Relativamente à competência tributária, assinale a alternativa incorreta.
a) A União Federal tem competência para instituir impostos extraordinários em caso de guerra.
b) Os Municípios têm competência para instituir impostos sobre a propriedade predial e territorial urbana.
c) Os Municípios não têm competência para instituir contribuições previdenciárias, pois esta competência é exclusiva da União Federal.
d) As taxas e as contribuições de melhoria são consideradas, pela doutrina, tributos de competência comum.
Caso Concreto - O Estado do Paraná através de lei ordinária concedeu benefício de ICMS nas contas de serviços de água, luz, telefone e gás das igrejas. Destaque-se que a lei foi editada sem a celebração do Convênio CONFAZ autorizando que o Estado pudesse implementar tal benefício. Comente a Constitucionalidade do benefício invocando todos os fundamentos afetos a questão.
Questão objetiva - Está sujeita à disciplina específica por meio de lei complementar, a:
a) concessão de isenção de pagamento dos impostos de competência da União Federal;
b) instituição, pela União Federal, de impostos não discriminados na Constituição Federal;
c) majoração de alíquota das contribuições para o financiamento da seguridade social previstas no art. 195 da Constituição Federal;
d) instituição de taxas baseadas no poder de polícia.
...