UM BOI E UMA BOIADA
Por: Gracinha10 • 27/5/2022 • Trabalho acadêmico • 1.148 Palavras (5 Páginas) • 79 Visualizações
CANOVACHIO DE GRACINHA ARAUJO
UM BOI E UMA BOIADA
DE GRACINHA ARAUJO
Personagens:
Pantaleão: fazendeiro muito rico, conservador, autoritário e avarento. Famoso por possuir de tudo e do melhor. Respeitado pelos bancos, pelas autoridades e dono de mais da metade da economia do município. Pai de Rosalva, uma linda moça, cobiçada pela fortuna que vai herdar do pai.
Rosalva: sonhadora e mimada. Apaixonada por Oracio e muito prendada. Gosta de pintar, escrever poemas e ouvir elogios. Tem uma fixação por roupas caras e sapatos de marca. Seu guarda-roupas já não tem espaço para mais nada e ela continua comprando toda novidade que aparece.
Oracio: rapaz que mora na cidade grande, estudante de medicina, filho do Dr. Graciano. Tem uma mente brilhante mas é tímido, apaixonado e quer se casar com Rosalva.
Dr. Graciano: advogado mais caro da região, velho milionário, aliado de Pantaleão e tem uma fazenda que faz divisa com a dele. Gosta de contar vantagem e se acha a pessoa mais ilustre e intelectual deste planeta. Quer muito que o casamento de seu filho Oracio e Rosalva se realize o mais rápido.
Tião Capitano: como gosta de ser chamado, é um sargento da polícia e quer de toda maneira conquistar Rosalva, por motivos óbvios, interesse no dinheiro de Pantaleão. Tem fama de brigão e anda armado mesmo quando não está a serviço. Levanta a voz por qualquer motivo. Cabeça quente, mas na hora do aperto sai de mansinho sem que ninguém perceba.
Arlequim/Quim: vaqueiro brincalhão, atrapalhado, mas ágil. Malandro e capataz do maior fazendeiro da região, Pantaleão. Tem uma paixão por Tina, além de fazer pallaçadas é tocador de viola e cantador de modas. Seu nome é Arlequim, mas todos só o chamam de Quim.
Argentina/ Tina: atende sempre pelo nome de Tina e é empregada da fazenda de Dr. Graciano, bonita, trabalhadora, inteligente e corresponde à paixão de Quim.
Observação: ao escrever este canovacchio, tentei demonstrar como era o município e a região onde moro em tempos idos, o que embora, ainda é contemporâneo em várias partes do país.
Canovacchio:
Tina tem observado que Tião Capitano, ultimamente, tem dado em em cima de Rosalva, com mais intesidade. Ele faz galanteios sempre que a vê, joga piadinhas de mal gosto, deixando a moça constrangida. Não que Rosalva se recuse a falar com ele, mas ele está ficando cada mais chato e incoveniente. Sempre convida Rosalva para dar um passeio, e ela, por sua vez, recusa. Insinua um namoro, ela declina. Mas
ele não sabe ouvir um não. E, quando percebe que Oracio, a paixão de Rosalva, aproxima-se, Tião Capitano dá um jeito de mostrar que anda armado.
Rosalva fica apavorada e sai correndo... no caminho tromba com Tina, criada de Dr. Graciano. Tina percebe que Rosalva está chorando e apavorada, então, Rosalva conta para Tina que não suporta mais as investidas de Tião Capitano.
Tina procura Quim para buscar um solução para a situação, pois, considera que ele também é esperto e tem muitas ideias boas. Quim, aproveita e diz à Tina que ele também sabe lidar com a negativa de uma mulher, pois, ela mesma já se desvencilhou dele várias vezes e nem por isso deixaram
de ser apaixonados um pelo o outro. Tina lembra-lhe que no caso deles é amor e que a situação de Rosalva é diferente.
Após a saída de Tina, Quim se põe a pensar em uma solução e lembra que, recentemente, o pai de Rosalva havia lhe dado um touro de raça e muito feroz. O touro é o mais vistoso e também mais caro do leilão. Assim, ele vai ao encontro de Tina para lhe contar o que farão.
Ao se encontrar com Tina, Quim lhe conta a respeito do touro e diz que o animal é manso com quem sabe tratar com touros. E diz que ele, por exemplo, sabe como se aproximar do touro, conversar amigavelmente com o bicho que é muito grande e de uma aparência ameaçadora.
A esta altura, Pantaleão, pai de Rosalva já sabia da situação pela qual passou sua filha, quando entram Tina e Quim, que resolvem propor uma disputa sobre qual dos dois pretendentes conseguiria montar o touro por oito segundos, igualzinho num rodeio. O vencedor receberia a mão da donzela Rosalva em casamento.
Pantaleão gosta da ideia e decide colocar o plano em prática. Para isso, pede ao seu amigo e advogado para lavrar um documento para dar validade ao evento. Dr. Graciano, claro, faz um contrato da maneira como foi pedido por Pantaleão.
...