UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL PROCESSO DE CRIAÇÃO
Por: Gislene Domingues • 8/11/2018 • Ensaio • 391 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
PROCESSO DE CRIAÇÃO
2018
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
PROCESSO DE CRIAÇÃO
Projeto apresentado como
exigência da disciplina Práticas Artísticas, sob
orientação da Profº Rita
2018
Processo de criação
Com base no senso crítico a obra e fruto de investigações e pesquisas, investigações na parte da música, fotografia é vídeo, através dessas linguagens foram feitas pesquisas, nas quais resultam uma performance, tudo fruto de uma construção.
Os materiais utilizados são diversos, na parte do vídeo e performance, podemos ver, monitor, câmera fotográfica, tecidos, tinta, e alguns documentos que foram produzidos durante o processo do vídeo, com base no livro O gesto Inacabado, a autora destaca como ‘’Armazenamento’’, anotações de ideias, a criação de um diário para registrar ideias para o vídeo e performance, e também a criação de rascunho para pensar no figurino durante o processo que era desenvolvido
O ‘’acaso’’ aparece na produção deste trabalho, ele interfere como um benefício, na questão de executar a performance, foi pensando em seguir um roteiro, um padrão, mas o acaso surge na questão de deixar acontecer por impulso, acompanhado a música, deixando se-levar por ela, a autora Cecilia Almeida Salles em seu livro ressalta a questão do acaso ‘’ ... uma cena não prevista – ou até mesmo errada – acaba dando certo’’ pag. 35
Outro tópico que foi ressaltado do livro e a questão de Comunicação, a comunicação da obra fazendo referência com o passado e o presente, no vídeo arte foi deixado para parecer antigo, como de costume nos anos 60’ em cima disso trabalhando uma música de nossa época, fazendo uma junção, uma mistura. Outro tópico abordado do livro foi o Leitor Particular, uma pessoa em especifico que tem ligação com a obra, tanto no vídeo quanto na performance, que foi escolhida para fazer parte, trouxe consigo ideias, opiniões, e seu próprio estilo, dando mais ênfase nas duas linguagens.
O que imediatamente já ligou com o papel de receptor, percebendo o fechamento de tudo aquilo, por conhecer o rastro, os documentos, trazendo ideias e referências para a obra.
A junção final deste trabalho e por meio de duas linguagens, vídeo arte e performance, a primeira dando suporte a segunda, com referências e influências de um repertorio, na questão da música de Gabriel Pensador, e com referências nos figurinos em David Bowie, tanto no vídeo ou performance.
...