A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS PELOS POVOS EUROPEUS
Por: Nicole Porto • 26/9/2020 • Bibliografia • 410 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
A colonização das Américas pelos povos europeus, foi um reflexo do crescente aumento exponencial da comercialização de produtos dentro do continente. E nesse processo, dois países se destacaram, Portugal e Espanha, no qual foram os primeiros a recolherem os benefícios da colonização dentro das américas.
O continente foi dividido em duas partes, Espanha ficou com que hoje é conhecida América do Norte, Caribe e parte da América do Sul, e Portugal ficou com a parte do que hoje é o território do Brasil.
Com passar do tempo, e a descoberta do ouro na América espanhola, a ocupação deixa de ser somente um processo de comercialização e passa ser um fator político, pois, era necessário a ocupação desses territórios para evitar os ataques de outros povos da Europa. Com isso, Portugal e Espanha correram para ocupar e colonizar essas terras, para evitar suas perdas para seus rivais comerciais.
Analisando e focando os aspectos que diferenciam a colonização portuguesa da espanhola, para suas terras dentro do Hemisfério Sul. O Fator que induziu Portugal era que, diferente da Espanha que já tinha encontrado ouro em suas terras, Portugal não querendo perder seus territórios teve a ideia da produção de produtos agrícolas, no qual, o principal deste período, foi o açúcar, a onde era uma das principais mercadorias do mercado europeu, e o país já tinha um grande domínio da produção deste produto, com um grande avanço tecnológico nessa área, que com ajuda dos Holandeses expandir esse mercado pelo mundo. A partir disso, a necessidade da mão de obra era essencial para o futuro desse projeto que era, a grande produção do açúcar português na América. E a solução encontrada para resolver esse problema, foi resolvido com a mão de obra escrava africana, fazendo com que a se tivesse um grande aumento da população nesta região da América.
Enquanto a colonização portuguesa se devesse pelo fator do medo de perder suas terras na América, e com isso, talvez impossibilitando a encontrada do ouro no futuro, a Espanha colonizou suas terras justamente para remover todo ouro e de metais preciosos encontrados, com ajuda de mão de obra escrava tanto dos indígena que viviam nessas regiões como, a dos povos africana. O aspecto de somente de extrair os metais preciosos, fez com que a Espanha não tivesse o interesse de fomentar um intercâmbio com as colônias, diferente de Portugal, que criou um centro comercial entre América, Portugal e Holanda, tornando esse lugar uma peça chave para sua economia.
...