A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL, A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE UM NOVO SIGNIFICADO DO SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO DEMOCRATIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
Por: ruthsouzasantos • 9/5/2019 • Trabalho acadêmico • 2.501 Palavras (11 Páginas) • 355 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL, A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE UM NOVO SIGNIFICADO DO SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO DEMOCRATIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA.
BARREIRAS- BA 2019
[pic 5]
[pic 6][pic 7][pic 8]
[pic 9]
Trabalho de serviço social apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço social III Ética Profissional em Serviço Social; Administração e Planejamento do Serviço Social; Comunicação na pratica do Assistente Social; Fundamentos das Politicas Sociais e Politicas Sociais
Orientadores: Maria Angela Santini; Paulo Sergio Aragão; Aparecida Bilieiro Malvezzi; Patricia Soares A. da Silva; Amanda Boza G. Carvalho.
SUMARIO:
INTRODUÇÃO...........................................................................................4
1. POLITICA SOCIAL QUE VISA O ATENDIMENTO DAS DEMANDAS DA POPULAÇÃO............................................................................................5
2. A AÇÃO DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL A PARTIR DO PROCESSO DE RUPTURA COM O CONSERVADORISMO....................7
3. A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL, SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO E SEUS PRINCÍPIOS ÉTICOS FUNDAMENTAIS..........................................9
CONCLUSÃO..........................................................................................11
REFERENCIAS.......................................................................................12
1. INTRODUÇÃO:
Esse material visa tratar a formação profissional em Serviço Social na época presente adotando as Diretrizes Curriculares como fórmula distinta do projeto ético-político que põe suas raízes sócio históricas na sociedade brasileira, com o processo de ruptura com o conservadorismo, ao estabelecer e reafirmar as bases e pressuposições fundamentais das Diretrizes Curriculares. Embasado com as condições atuais da formação profissional, buscando de maneira especial problematizar e apanhar determinadas linhas mais expressivas do conservadorismo na sociedade brasileira e mostrar possíveis sinais no campo do processo formativo, para colaborar com o debate sobre os bases ético-políticos de tal processo na atualidade. Buscando demonstrar determinadas disposições e articulações teóricas e ético-políticas que podem ser identificadas na desenvolvimento profissional e que ao mesmo tempo que manifesta a afirmação também exprime negação do projeto ético-político em um mesmo sítio, cuja justificação ganha força embasado numa crítica fundamentada nas formas de reatualização do conservadorismo.
Observar como se dá o trabalho do assistente social, além de perceber a a importância de trabalhar em grupo de forma interdisciplinar e não exclusivamente multidisciplinar, também ressaltar a importância em compreender sobre algumas legislações que respalda o trabalho do assistente social.
- POLITICA SOCIAL QUE VISA O ATENDIMENTO DAS DEMANDAS DA POPULAÇÃO.
Política social conhecida também como política pública destinadas ao bem-estar geral da população principalmente as camadas de menor renda em situação de pobreza extrema, visando principalmente o desenvolvimento econômico. Existe milhões de pessoas excluídas de seus benefícios, assim como serviços proporcionados pelo governo, na política social existe quatro parâmetros fundamentais a política social que precisa ser redistributiva equalizadora de oportunidades, emancipatória e preventiva, precisa ser redistributiva não apenas distributiva, como se renda e poder fossem disponíveis , mesmo que houvesse abundancia, sua distribuição seria uma questão política real o que leva a reconhecer que se crescer e uma questão econômica e distribuir e uma questão política. Um parâmetro muito importante e a política emancipatória que tem o sentido de reconhecer que no confronto da desigualdade social somente pode haver mudança importante e sobre tudo radical, a partir dos desiguais.
As políticas públicas tem suma importância para o bom funcionamento da sociedade, que desde 1989 existe, o especialista em políticas públicas e o profissional especializado na formulação, planejamento e avaliação de resultados de políticas públicas, que existem e são executadas em todo pais, seja em ações de nível federal, estadual e municipal, por serem programas relacionados com direitos garantidos ao cidadãos as políticas públicas segue alguns exemplos áreas onde são educação, saúde, trabalho, lazer, moradia, entre outros. Para que as políticas públicas possam atender as principais necessidades da sociedade e importante que os cidadãos participem do processo de escolha dando sua união, na qual tem muita importância não só pra si como para toda sociedade. Os espaços políticos já existentes, sindicatos, associações, conselhos, e a busca incessante de criação de novos espaços de participação.
Segue alguns tipos de políticas públicas importante:
Politicas publicas distributivas: sua principal função é distribuir certos serviços, bens ou quantias a apenas uma parcela da população.
Politicas publicas redistributivas: redistribuir bens, serviços ou recursos para uma parcela da população, retirando o dinheiro do orçamento de todos.
Apesar do grande desenvolvimento nem sempre a população é atendida devidamente, há muito a falta da política social “pregada” por muitos e praticada por poucos principalmente da parte dos políticos e até mesmo dos encarregados pela sociedade, nos dias de hoje infelizmente ainda tem famílias que vive em estado precário, falta o básico, acesso aos benefícios que nem sempre chegam até o mesmo. Uma política pública pode ser tanta parte de uma política de estado ou de governo, política de estado e toda política que independente do governo e do governante deve ser realizada porque é amparada pela constituição, já uma política de governo pode depender da alternância de poder. A implementação de políticas públicas de qualidade no Brasil não costuma ser debatido, além disso não é feito um estudo aprofundado do assunto e como esses processos podem ser implantados de maneira mais dinâmica e eficiente, em 1930 foi criado o Ministério do Trabalho e depois a CLT (consolidação das Leis do Trabalho). Apesar do grande desenvolvimento nem sempre a população é atendida devidamente, há muito a falta da política social “pregada” por muitos e praticada por poucos principalmente da parte dos políticos e até mesmo dos encarregados pela sociedade, nos dias de hoje infelizmente ainda tem famílias que vive em estado precário, falta o básico, acesso aos benefícios que nem sempre chegam até os mesmo, os gestores públicos ainda não consegue identificar qual as necessidades dos cidadãos ouvimos mais promessas, melhorias, mais ainda são ineficientes.
...