A GUERRA DO CONTESTADO
Por: cainalala • 28/10/2018 • Dissertação • 391 Palavras (2 Páginas) • 948 Visualizações
GUERRA DO CONTESTADO
Introdução
A guerra do contestado ocorreu de 1912 a 1916 na região sul do Brasil, entre as fronteiras do Paraná e Santa Catarina. Foi uma disputa social e política entre esses territórios. Esse conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses lutando contra forças militares federais e estaduais.
Desenvolvimento
O motivo desse conflito foi que a construção da estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul deixou as pessoas em péssimas condições de vida e desempregadas, pois não tinham mais terras para trabalhar. O intuito era favorecer os interesses dos coronéis da época e da empresa Brazil Railway Company. Essa empresa precisava de mão-de-obra, então levou muitas pessoas para o local. O governo, ao mesmo tempo, comprou uma grande área de terra nas fronteiras de PR e SC. Porém, em busca de vantagens, despojou os camponeses de suas terras pois descobriu que podia lucrar com a erva-mate e a madeira do local.
Quando a linha férrea ficou pronta, as pessoas queriam voltar para seus lares, mas a empresa não ofereceu nenhuma ajuda, e eles ficaram naquela região sem emprego e sem moradia decente.
Nesse contexto de muita dificuldade e descontentamento, surge Jorge Maria de Santo Agostinho, um monge que resolveu ajudar a causa dos camponeses, ganhando sua confiança e apoio, principalmente pois essas pessoas acreditavam em peregrinos e lideres religiosos.
O governo, preocupado e com medo de alguma revolta acontecer, envia soldados para a região para separar a comunidade e expulsar os camponeses. Começa então, uma perseguição ao monge e seus seguidores, com uma certa resistência dos camponeses, ocasionando diversas mortes.
A guerra termina em 1916, pois as tropas conseguem prender um dos líderes da revolta, Adeodato, que foi condenado a 30 anos de prisão.
Após esses intensos confrontos e muitas mortes, é assinado o Acordo de Limites Paraná-Santa Catarina, no RJ. Esse acordo definiu os limites geográficos dos dois estados.
Conclusão
A Guerra do Contestado pode nos demonstrar a maneira que o governo lidava com essas questões burocráticas e sociais. Recorriam à violência e ao abuso de poder para não serem confrontados ou ameaçados. A vontade do governo e das grandes empresas ficavam acima de tudo, pois o que importava era o dinheiro e não a população. A camada mais pobre era a que sofria demasiadamente. Aqueles que não possuíam as condições necessárias, eram oprimidos e até punidos pelos donos de terra e governantes.
...