A Importância da Ética na Sociedade Moderna
Por: Casimiro's Winebar • 24/6/2022 • Dissertação • 494 Palavras (2 Páginas) • 132 Visualizações
[pic 1]
Ação: EFA NS 19/2021
Formadora: Florbela Fernandes
Tema: CP5b Deontologia e Principios Éticos
Data: 30/05/2022
Formando: João Ribeiro
A importância da ética na sociedade atual
A ética é a pedra chave na abobada da nossa sociedade moderna, sem ela, em pouco tempo poderemos testemunhar o desmoronar da nossa sociedade e do nosso modo de vida.
Os valores éticos, tais como honestidade, transparência, civismo, cidadania, nem sempre são postos em prática, porque no fundo o ser humano ainda tem incutido nos seus genes, o instinto de sobrevivência, herdado, dos nossos antepassados e passados de geração em geração.
Instinto esse que nos faz por vezes ignorar os nossos princípios éticos, em prol da nossa própria sobrevivência, ou dos nossos próprios interesses, resumindo-se a questão, a fazer o que é certo e correto, ou fazer o que não nos prejudica, decisão que por vezes nem sempre é nem obvia, nem fácil de tomar, o atrito provocado pelo instinto de sobrevivência, obriga-nos a um esforço superior e forte convicção, para tomar as decisões certas do ponto de vista ética.
É fácil falar de ética quando não somos afetados pelas consequências dessas ações, na sociedade atual observamos um certo descaso pelo fazer o que é certo, e quando o fazemos muitas vezes esperamos receber algum tipo de recompensa, desde um simples elogio a um presente.
O afastamento das pessoas dos relacionamentos pessoais relacionado com o aumento dos relacionamentos virtuais promovido pelas novas tecnologias e redes sociais, onde as pessoas constroem as suas próprias utopias, e nelas vivem, numa pobre imitação da vida, contribui de forma negativa no alheamento aos valores éticas e de bons costumes, onde primeiro se tiram fotos e fazem vídeos dos acidentes, e se partilham nas redes sociais, como se atores e protagonistas fossem, em vez de prestar o devido e necessário socorro.
A ética nos locais de trabalho, por sua vez tem sido um assunto a que as grandes empresas e corporações, e os organismos estatais, estão atentos, tendo sido promovido e estabelecido vários códigos de conduta e ética profissional, que são seguidos e implementados pela grande maioria dos profissionais em causa, no entanto existe e sempre existirão exceções a regra.
Hoje em dia a responsabilidade social, passou a ser um dos valores obrigatórios para muitas empresas, devolver a sociedade, parte daquilo que recebe, investindo nas comunidades onde estão implantadas as empresas, participando, seja na construção de escolas, hospitais, centros sociais, em programas de apoio sociais, promovendo a integração social e económica da população.
A adoção de códigos de condutas nessas empresas, transmite esses mesmos ideias para os seus funcionários e colaboradores, que por sua vez irão também naturalmente transmiti-los as pessoas com quem contatam e se relacionam.
Poderá ainda demorar alguns seculos, mas acredito que os ideais de uma sociedade igualitária, que valoriza o aprimoramento pessoal em prol da sociedade, em que a pobreza será eliminada, habitação, alimentação e cuidados de saúde estarão ao dispor de todos, e em que a ambição e ganância pela acumulação de bens materiais não seja uma prioridade, serão objetivos adquiridos e concretizados.
...