TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO PEDAGOGICO NA PANDEMIA COVID-19 NO BRASIL (2020)

Por:   •  5/2/2023  •  Artigo  •  3.327 Palavras (14 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST

PEDAGOGIA

JUSSARA HELLOISA FRANÇA DE MORO PEDROSA

LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO PEDAGOGICO NA PANDEMIA COVID-19 NO BRASIL (2020)

BELO HORIZONTE - MG

2022

LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO PEDAGOGICO NA PANDEMIA COVID-19 NO BRASIL (2020)

Jussara Heloisa França de Moro Pedrosa[1]

Resumo

A educação infantil é imprescindível para o desenvolvimento da criança pequena. A escola representa uma nova realidade, um mundo de possibilidades, descobertas e experiências, possibilitando criar novas relações, promovendo desafios diferentes do que aqueles que elas vivenciam com os seus familiares. O ambiente escolar é estruturado de acordo com as necessidades da criança, levando em conta a faixa-etária, o que será aprendido, os espaços de lazer, as atividades a serem desenvolvidas, alimentação, entre outras questões. Dessa forma, com base nessas afirmações, é importante compreender como a Pandemia da Covid-19 afetou a educação infantil. Nos anos de 2020 e 2021 o mundo passou por uma crise de saúde pública. A chegada do Novo Coronavírus, levou medo e incertezas para a população. No que tange a educação, trouxe um grande desafio para as escolas, pais, alunos e educadores. Diante do exposto, a escolha dessa temática se justifica por se tratar de um assunto atual, relevante e que necessita de uma investigação acerca do papel desempenhado pelos profissionais da educação, quando das atividades remotas de cunho lúdicas na fase de desenvolvimento da educação infantil, durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19. O presente artigo foi desenvolvido por meio de uma revisão literária, sendo realizada consulta a livros, dissertações e por artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico, Periódicos Portal CAPES entre outros disponíveis online.

Palavras-chave: “Pandemia”, “Ludicidade” “Educação”, “Ensino”, “Pedagogia”

PLAYFULNESS AS A PEDAGOGICAL INSTRUMENT IN THE COVID-19 PANDEMIA IN BRAZIL (2020)

Abstract

Early childhood education is essential for the development of young children. The school represents a new reality, a world of possibilities, discoveries and experiences, making it possible to create new relationships, promoting different challenges than those they experience with their families. The school environment is structured according to the child's needs, taking into account the age group, what will be learned, leisure spaces, activities to be developed, food, among other issues. Thus, based on these statements, it is important to understand how the Covid-19 Pandemic has affected early childhood education. In the years 2020 and 2021 the world went through a public health crisis. The arrival of the new coronavirus, led to fear and uncertainties for the population. Regarding education, it brought a great challenge to schools, parents, students and educators. In view of the above, the choice of this theme is justified because it is a current, relevant issue that requires an investigation into the role played by education professionals, when performing remote activities of a playful nature in the development phase of early childhood education, during the period of social isolation caused by the Covid-19. This article was developed through a literary review, with consultation of books, dissertations and scientific articles selected through a search in the following databases: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Scholar, Periodicals Portal CAPES, among others available online.

Keywords: “Pandemic”, “Playfulness”, “Education”, “Teaching”, “Pedagogy”

1. Introdução

A educação infantil é uma importante etapa de formação educacional e imprescindível para o desenvolvimento da criança, uma vez que lida com as realidades de ensino, vivências e desafios que estão presentes no cotidiano. Na educação infantil a criança tem o seu primeiro contato com a escola.

De acordo com o artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9.394/96) a educação básica é considerada como a primeira etapa da educação básica, e tem como intuito o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

É justamente nesse momento escolar que as crianças começam a interagir e descobrir o mundo a sua volta, fora do seu núcleo familiar, onde tem a oportunidade de fazer amigos e aprender a conviver e respeitar as diferenças. Ou seja, o ambiente escolar da educação infantil é o primeiro local onde as crianças têm a possibilidade de sair de sua zona de conforto e passar a socializar com outras crianças e adultos de forma mais intensa e frequente.

Imperioso destacar que a escola possui um papel fundamental nesse momento da Educação Infantil de despertar na criança a percepção de um mundo dinâmico o qual estão inseridas. Nesse contexto de desenvolvimento infantil, é importante mencionar o contexto da educação básica durante a pandemia de Covid-19.

Nos anos de 2020 e 2021, o mundo vivenciou uma crise de saúde pública sem precedentes. A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-COV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves.

Com essa medida as escolas tiveram que adiar as aulas presenciais com o objetivo de proteger a saúde dos alunos, professores, funcionários e de toda a sociedade em geral. Desta feita, as instituições de ensino precisaram se adequar a essa nova realidade. Para que as aulas não fossem interrompidas de forma total, as escolas passaram a fazer uso de meios tecnológicos para desenvolver as atividades educacionais dando início as aulas remotas.

Como a ludicidade contribuiu para o processo de alfabetização das crianças durante o ensino remoto na Pandemia de Covid-19?

Com o método de ensino remoto, especialmente no caso da educação infantil, os professores precisaram se reinventar. A cada dia precisando levar aos alunos conteúdos diferentes, dinâmicos e que possibilitasse a aprendizagem. Aliando o brincar, a ludicidade com o ensino, de forma que cada aluno em sua particularidade pudesse desempenhar as atividades com o auxilio de seus responsáveis e manter o seu desenvolvimento, mesmo estando afastado do ambiente físico da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com